Para além do apoio contínuo a múltiplos agentes promotores da dádiva, o IPS,IP tem vindo a desenvolver regularmente campanhas a nível nacional, servindo-se dos meios de comunicação social e redes electrónicas entre outros meios audiovisuais e documentais, que variam sazonalmente e têm evoluído de acordo com a experiência adquirida e em função das necessidades sentidas a cada momento. Essas campanhas que têm como objectivo sensibilizar a população para esta causa, decorrem nos períodos em que tradicionalmente se verifica uma maior escassez em sangue – período de verão e Natal/Ano Novo.
Porquê dar Sangue?
Como é do seu conhecimento, o sangue não se fabrica artificialmente e só o Ser Humano o pode doar. Como tal, o sangue existente nos serviços de sangue dos hospitais depende diariamente de todos que decidem dar sangue, de forma benévola e regular, partilhando um pouco da sua saúde com quem a perdeu.
Todos os dias existem doentes com anemia, doentes que vão ser submetidos a cirurgias, doentes acidentados com hemorragias, doentes oncológicos que fazem tratamento com quimioterapia, doentes transplantados e muitos outros que necessitam de fazer tratamento com componentes sanguíneos. Enquanto que um doente com anemia pode necessitar de 1 ou 2 unidades de sangue, um doente com transplante de fígado ou um doente com leucemia pode necessitar de um número bastante elevado de componentes sanguíneos.
Onde posso dar?
Pode dar sangue nos Centros Regionais de Sangue do Instituto Português do Sangue em Lisboa, Porto e Coimbra.
O horário de atendimento de dadores no posto fixo de cada Centro Regional de Sangue é:
- PORTO ,de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00h; sábado, das 9h00 às 13h00.Também tem à sua disposição um Posto Móvel que se fixa em pontos estratégicos da cidade de Lisboa durante um período de dois meses.
Existem vários Serviços de Imunohemoterapia Hospitalares com colheita a dadores.
Por fim, os Centros Regionais efectuam sessões móveis de colheita de sangue no seu local de trabalho ou na sua área de residência.
posted por Nuno Sousa