domingo, outubro 15, 2006

Aos que vieram, e aos que vierem a seguir

Na sociedade actual ,cada vez mais exigente e possessiva ,tudo se critica .
A critica ,em geral ,divide –se em dois pólos distintos ,o construtivo e o destrutivo.
O destrutivo é o mais fácil ,é de curto prazo , é o intuito de dizer mal :
”... a mobília do vizinho fica mais feia que a minha ,se eu disser mal
dela...”
O construtivo é o mais simples ,mas também o mais trabalhoso ,funciona a médio prazo ,é o dar espaço ás situações de acontecer ,normalmente vem sempre acompanhado de uma sugestão de melhoria :
“... atrás de mim virão ,aqueles que bem de mim dirão...”
O porquê desta reflexão?

Participei na reunião do passado 3 de Outubro ,numa 1ª abordagem a esta associação ,terminando assim com o meu comodismo de 4 anos (1ºciclo) e quebrando os meus preconceitos (que não se faz nada num sitio como esses ;é uma total perca de tempo ;etc.) ,uma vez que nunca havia participado em nenhuma actividade destas ,sempre refugiado nas “minha razões ” de falta de tempo e disponibilidade.
Achei curioso ,a apresentação que foi feita ,pela direcção da associação ,clara e aberta ,da situação actual desta associação. Estranhei no entanto , o criticismo absoluto que partiu da plateia (curta por sinal), exigindo mais e melhor.
Se a adesão aos trabalhos desta associação é curta ,o apoio dos principais interessados ( os pais )é diminuto , as criticas são todas destrutivas, a responsabilidade é de QUEM ????

O desafio?

Oficialmente, faço parte desta associação desde sexta feira passada ,13 de Outubro de 2006.
Nesta altura ,e considerando-me um “Delfim” (não o salvador mas o mais jovem) , encaro este desafio com bastante curiosidade e interesse.
Os meus principais objectivos anteriores ,eram os de participar activamente na vida escolar do meu filho e estar atento a toda a informação inerente ,que me possa ajudar na sua educação.
Hoje ,e depois do que presenciei na reunião de Sexta Feira ,inclui também o objectivo de ajudar o mais possível as enormes pessoas envolvidas nesta associação.
Pessoas com ocupações como todas as outras ,com a falta de tempo inerente ,com necessidades de disponibilidade para a família ,e que mesmo assim se dispõem a trabalhar em função dos outros ,a dispor o seu raciocínio e iniciativa em trabalhos de retaguarda (a que ninguém dá valor, já que não dão visibilidade, mas que são de extrema importância na vida escolar dos seus filhos e dos outros),ficando assim sujeitos a criticismos infundados. Mesmo assim, estes empreendedores , enfrentam mais um ano com um sorriso nos lábios e a transpirar optimismo.
A recompensa destas pessoas sempre foi nenhuma ,quando devia ser enorme.
No seio da associação ,aos novos ,uns chamam corajosos ,outros perguntam porquê .
Neste momento ,não consigo responder, mas a motivação existe e o desafio é aliciante .

Objectivo inicial

Um dos principais intuitos desta associação de pais para 2006/ 2007 ,é que ,tanto alunos como pais ,participem nas actividades desenvolvidas ,no sentido de desenvolver valores como convívio ,fraternidade ,tradição e cidadania.
É este o repto que vos deixo. Aos pais ,aos filhos. Apareçam!

Saudações cordiais,

Nuno Sousa