quarta-feira, outubro 04, 2006

SERÁ QUE VALE A PENA?

Iniciámos o ano lectivo de 2005/2006 com enorme entusiasmo, na expectativa de dinamizarmos a Associação, de modo a aproximarmos-nos dos Pais que fazendo parte da comunidade escolar da E.B. 2,3 de Rio Tinto nº2 andavam bastante arredados da mesma, conforme comentários dos membros da Associação que nos precederam.

Aparecemos com ideias, colocámos em prática reuniões com os representantes de turma, reunimo-nos com as outras E.B.`s que fazem parte do nosso Agrupamento de Escolas para escolhermos quem nos representasse nos diversos órgãos de escola, tais como o Conselho Pedagógico e a Assembleia de Escola, de modo que a nossa opinião fosse tida em conta.

Organizamos dois colóquios, que pensávamos nós, de imenso interesse para toda a comunidade escolar, principalmente nós, Pais, mas infelizmente para todos nós a Vossa presença foi diminuta.

Reunimos-nos com o Conselho Executivo da nossa Escola, debatemos ideias, levantamos questões com um certo melindre, no fim saímos satisfeitos com a recepção e com as explicações e compromissos que nos foram dados.

Reuniões com a Junta de Freguesia de modo a melhorarem a sinalização informativa respeitante á localização da nossa Escola.

Mas tudo isto para quê?

Com estas iniciativas fizemos-nos ouvir, expressámos as nossas ideias, fizemos chegar a quem de direito as queixas e preocupações que nos foram relatadas pelos nossos associados.

Finalmente foi resolvido o enorme problema das senhas de refeição, embora em nossa opinião haja ainda muito a melhorar, como por exemplo a instalação de 3 postos informatizados de modo que os nossos educandos possam adquirir as referidas senhas de refeição, lanches e material escolar com apenas um único cartão electrónico que seria o de estudante, sem necessidade a andarem diariamente com dinheiro nos bolsos, minimizando com isto alguns problemas que nos podem surgir a todos.

Até ao final do ano lectivo propomos-nos realizar mais algumas actividades, um colóquio sobre violência nas escolas, um convívio entre todos nós, comunidade escolar, que se traduz numa prova de cicloturismo, um festival de cinema, a presença de Oleiros do nosso Concelho na semana cultural da Escola e por fim colaborar com os Órgãos da Escola na execução das festas de final de ano lectivo e elaborar o plano de actividades para o ano lectivo de 2006/2007.

Mas tudo isto para quê?

Embora a vontade de realizar actividades de interesse para alunos e pais da E.B. 2,3 de Rio Tinto nº2 seja enorme, quando pensamos no número de associados que esta Associação tem, cerca de 40 num universo de 800 alunos, no qual esse número reflecte-se na quotização angariada e por conseguinte nas actividades a realizar durante o ano lectivo, quando damos conta que o retorno que obtemos de vós se traduz em silêncio, leva-nos a todos a esmorecer e a questionarmos, uma Associação de Pais da E. B. 2,3 de Rio Tinto nº2 para quê?

Em mais um ano lectivo prestes a findar é desejo desta Associação que todos os Vossos Educandos tenham tido bastante sucesso escolar nas tarefas a que se propuseram.

À espera de melhores dias

O vice-presidente da APERT2

António Cunha