sábado, maio 12, 2007

Fundação Portuguesa de Cardiologia

Ainda sobre a Alimentação, as consequências no Coração...
A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) foi criada em 7 de Novembro de 1979, por iniciativa da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.
Perfil da Fundação
A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) foi criada em 7 de Novembro de 1979, por iniciativa da Sociedade Portuguesa de Cardiologia. É sua primordial missão, a âmbito nacional, a solidariedade social .
A estrutura institucional da
FPC compreende Conselho de Administração, Conselho Geral, Conselho Científico e Comissão Revisora. A estrutura operacional, dependente directamente do Conselho de Administração.
Compreende reduzido quadro administrativo, e estrutura alargada de
colaboradores, organizados em Grupos de Intervenção Comunitária, para que eficazmente possam responder às diversas áreas de intervenção. Tem a Fundação como objecto estatutário, "colaborar por todas as formas, na promoção da saúde cardiovascular, no tratamento adequado e na reabilitação dos doentes cardíacos". A Fundação Portuguesa de Cardiologia é membro da European Heart Network, e orgulha-se de ser uma das participantes da European Heart Health Iniative. Os Corpos Sociais actualmente em funções (triénio 2007-2009) , foram eleitos em Assembleia Geral. A tomada de posse ocorreu em 17 de Novembro de 2006. O crescimento e desenvolvimento que se têm vindo a verificar na Fundação Portuguesa de Cardiologia, desde o já longínquo ano de 1979, levou a que a sua estrutura necessariamente se descentralizasse. Foram-se assim constituído Delegações e criando Núcleos da Fundação.

A Missão
Objectivos específicos da Fundação Portuguesa de Cardiologia

De entre os objectivos específicos da Fundação Portuguesa de Cardiologia destacam-se:

Educação do público
Divulgar junto do público conhecimentos sobre a prevenção das doenças cardiovasculares, realçando as vantagens da adopção de estilos de vida saudáveis.

Acções na comunidade
Promover, estimular e apoiar todas as iniciativas da comunidade que visem, directa ou indirectamente, os objectivos da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

Educação profissional
Promover e colaborar em acções conducentes á formação cientifica e ao aperfeiçoamento dos profissionais de saúde, particularmente na área da prevenção das doenças cardiovasculares.

Influenciar os Poderes Públicos
Provar as vantagens dos objectivos da Fundação, de modo a influenciar os poderes públicos no sentido de serem adoptadas medidas preventivas, destinadas à promoção da saúde na área cardiovascular e melhoria da qualidades de vida da população portuguesa.

Apoio á investigação
Tendo em vista a promoção da saúde em geral e da cardiovascular em particular, apoiar a investigação cientifica entre outros domínios os da epidemiologia e os da intervenção sobre factores de risco.

Apoio social e reabilitação
Promover, estimular e apoiar as acções de apoio social e de reabilitação destinadas a doentes cardíacos.

Cooperação nacional e internacional
Colaborar, activamente, com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, com o Instituto de Cardiologia Preventiva, com outras Instituições congéneres, a nível nacional, e com as Fundações de Cardiologia de outros países e com a World Heart Federation, a nível Internacional.


veja tudo em Fundação Portuguesa de Cardiologia
posted por
Nuno Sousa