Há uns meses atrás, foi divulgado aqui, em jeito de alerta aos pais, um texto, também retirado da nossa muito divulgada e utilizada World Wide Web, sobre o perigo dos amigos on-line.
Não querendo parecer aborrecida ou repetitiva, mas voltando ao assunto, não pude deixar de ficar mais alerta, quando hoje num noticiário da noite, falavam num caso, provalmente já do conhecimento de todos : "o professor da Escola de EB2,3 de Baguim que dava respostas dos testes às alunas, em troca de favores sexuais".
Pois bem, um dos meios utilizados pelo professor para contacto com os alunos, era precisamente o Messenger, ferramenta vulgarmente utilizada pelos nossos filhos, para se manterem com "conversa em dia" com os colegas e amigos e onde passam ou podem eventualmente vir a passar horas e horas da vida deles.
Juntando a este facto, um outro, que tem sido abordado por vezes nas nossas assembleias: "existem alunos que fotografam colegas nos balneários, para divulgação na net"; achei que seria oportuno relembrar ou sugerir, que todo o nosso cuidado é pouco, quando se trata deste mundo tão vasto e tão incontrolável, como é a Internet.
Se aceitam sugestão, procurem saber com quem "teclam" os vossos filhos; quem são os contactos adicionados na lista do Messenger; se trocam fotografias por alguma razão especifica; se algum professor se mostrou mais disponivel que outros, querendo interagir com eles pela net, etc., se para além do simples messenger, também visitam alguma sala de "chat"; enfim e tantas outras coisas que vos possam ocorrer, para tentarem saber onde estão os vossos filhos e com quem, quando se "perdem" em conversas com os amigos on-line.
Vão provavelmente chamar-vos de "cotas", "melgas" ou outros nomes que ainda não ouvi, mas pelo menos vocês terão um minimo de consciencia tranquila que estão a zelar pela segurança dos vossos filhos.