domingo, novembro 04, 2007

Quanto custa o Tempo de um Pai.....

"Um dia, chegando tarde a casa cansado e irritado após mais um dia de trabalho, encontrou à sua espera à porta o seu filho de 5 anos.
- Papá, posso fazer-te uma pergunta?
- Claro que sim. O que é?
- Quanto ganhas numa hora?
- Isso não é da tua conta. Porque me perguntas isso?! - respondeu o homem zangado.
- Só para saber. Por favor... diz lá... quanto ganhas numa hora? - perguntou novamente o miúdo.
- Bom... já que queres tanto saber, ganho 10 euros por hora.
- Oh! - suspirou o rapazinho, baixando a cabeça. Passado um pouco, olhando para cima, perguntou:
- Papá, emprestas-me 5 euros?
O pai, furioso, respondeu:
- Se a razão de tu me teres perguntado foi para me pedires dinheiro para brinquedos caros ou outro disparate qualquer a resposta é não! E de castigo, vais já para a cama. Vai pensando no menino egoísta que estás a ser. A minha vida de trabalho é dura demais para eu perder tempo com os teus caprichos!
O rapazinho, cabisbaixo, dirigiu-se silenciosamente para o seu quarto e fechou a porta.
Sentado na sala, o homem ficou a meditar sobre o episódio e ainda se irritou mais. Como se atrevia ele a fazer-lhe perguntas daquelas? Como é que, ainda tão novo, já se preocupava em arranjar dinheiro? Um pouco mais tarde e já mais calmo o homem começou a ficar com remorsos da sua reacção. Talvez o filho precisasse mesmo de comprar qualquer coisa com os 5 euros. Afinal, nem era costume o miúdo pedir-lhe dinheiro. Dirigiu-se ao quarto do filho e abriu devagarinho a porta.
- Já estas a dormir? - perguntou.
- Não, papá, ainda estou acordado. - respondeu o miúdo.
- Estive a pensar... Talvez tenha sido severo demais contigo!? - disse o pai. Tive um longo e exaustivo dia e acabei por desabafar contigo. Toma lá os 5 euros que me pediste.
O rapazinho endireitou-se imediatamente na cama, sorrindo:
- Oh, papá! Obrigado! E levantando a almofada, pegou num frasco cheio de moedas. O pai,vendo que o rapaz afinal tinha dinheiro, começou novamente a ficar zangado. O filho contou lentamente o dinheiro até que olhou para o pai.
- Para que queres mais dinheiro se já tens esse? - resmungou o pai.
- Porque não tinha o suficiente. Agora já tenho! - respondeu o miúdo.
- Papá, agora já tenho 10 euros! Já posso comprar uma hora do teu tempo, não posso? Por favor, vem uma hora mais cedo amanhã. Gostava tanto de jantar contigo..."

Não, claro não é um texto de minha autoria. É apenas mais um daqueles e-mails que se recebe no meio de tantos outros; por vezes quando já não temos tempo, nem paciencia para os ler e tantar perceber porque existirão pessoas que ainda se dão ao trabalho de reencaminhar mensagens atrás de mensagens para os colegas, amigos e familiares.
E o que aconteceu desta vez? Bem, resolvi ler. Não na diagonal, nem na transversal, nem só o principio ou só o fim. Resolvi ler com olhos e coração. E percebi porque é que ainda existem pessoas que insistem em mandar mensagens aqueles que acham ser importantes divulgar.
No fim, depois de "sentir" o conteúdo, decidi que tinha de continuar a passar mensagem, desta vez, não fico só pelos amigos, colegas ou familiares. Desta vez passo mensagem a todos os PAIS, que nos visitam para saberem um pouco sobre nós. Afinal, qualquer um pode, sem se ter apercebido sequer, já ter passado pela situação de ter que "vender" uma hora do seu tempo, aos seus filhos.....