sexta-feira, janeiro 11, 2008

Projecto Seguranet

Caracterização do Projecto SeguraNet
Com o objectivo de promover uma utilização esclarecida, crítica e segura da Internet, quer pelas crianças e jovens, quer pelas famílias e cidadãos no geral, a Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP (UMIC), a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular/ Equipa de Missão Computadores, Redes e Internet na Escolas (DGIDC/CRIE), a Fundação para a Computação Cientifica Nacional (FCCN) e a Microsoft Portugal, submeteram no âmbito do programa Europeu Safer Internet Plus, uma candidatura para promoção e consciencialização pública da utilização segura da Internet. Neste âmbito a DGIDC/CRIE disponibiliza o portal seguranet.pt, que aqui se apresenta.


Pais / Encarregados de Educação
Na vida preocupamo-nos em educar os nossos filhos o melhor possível, ensinando-lhes regras, dando-lhes conselhos, acompanhando-os nas suas diversas actividades, alertando-os constantemente para eventuais perigos etc. A Internet entrou nas nossas vidas e veio para ficar, passando a fazer parte delas. Mas tal como acontece com outras coisas nas nossas vidas, a Internet comporta alguns riscos com os quais temos de aprender a lidar para podermos preparar os nossos filhos para mais esta nova realidade.
Neste espaço poderá consultar informação sobre a utilização segura da Internet.

Debater estes temas pode ser divertido!

Participe nas Actividades Seguranet!

Para isso basta:
  • Formar uma equipa de pais constituída com um número mínimo de três elementos até à totalidade dos encarregados de educação da turma. Apenas pode formar-se uma equipa de encarregados de educação por cada turma da Escola.
  • Pedir ao Conselho Executivo para inscrever a Escola do seu filho nestas actividades.

Pretende-se que em cada escola se constituam equipas de encarregados de educação, que respondam aos diversos desafios. As respostas dadas pelas equipas a estes desafios levam à aquisição de pontos, que conduzirão à conquista de prémios e à participação na sessão de esclarecimento “Internet Segura” por parte da escola.

Regras Gerais

  • Mensalmente serão lançados desafios a desenvolver pelas equipas de alunos e professor.
    Trimestralmente serão lançados desafios a desenvolver pelas equipas constituídas pelos encarregados de educação.
  • Existirão concursos adicionais a realizar pelas escolas que possuem regras próprias.
    Cada actividade desenvolvida terá uma pontuação, cuja soma conduzirá à conquista de prémios e à participação na sessão de esclarecimento “Internet Segura” por parte da escola.
  • As escolas participantes deverão fazer referência no seu sítio Web ao concurso no qual se encontram envolvidas.

Mais informações no regulamento das Actividades Seguranet.

in www.SeguraNet.pt

posted por Nuno Sousa