Existimos para vos representar, Pais. Existimos para defendermos os vossos direitos, filhos.
domingo, dezembro 31, 2006
quinta-feira, dezembro 21, 2006
Um Feliz Natal a todos...
quinta-feira, dezembro 14, 2006
GIASE - Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo
Esta missão sustenta-se, necessariamente, em elevados padrões de precisão e de autonomia técnica.
Como características centrais da acção estão a definição e a operacionalização de conceitos, a concepção e a adopção de metodologias rigorosas de recolha e de validação dos dados, o desenvolvimento de formas modernas de acesso à informação produzida, a produção e a actualização de indicadores, internacionalmente harmonizados, sobre o sistema educativo nacional e a elaboração de estudos prospectivos e de planeamento estratégico.
A actividade do GIASE é, assim, exigente do ponto de vista técnico, contando, por isso, com a indispensável colaboração, empenhamento, sentido de responsabilidade e de rigor de todos os seus profissionais.
Dica -A importância de uma alimentação saudável...
Por isso, saiba quais as principais indicações para manter uma alimentação saudável e equilibrada:
- Reduza o consumo de gorduras saturadas e sal;
- Mantenha o índice de massa corporal entre 20 e 25;
- Aumente o consumo de hidratos de carbono e fibras alimentares;
- Não abuse das bebidas alcoólicas;
- Evite açucar, manteiga, margarina e óleo;
- Aposte em verduras, fruta, legumes e cereais.
posted por Nuno Sousa
quarta-feira, dezembro 13, 2006
Noticia - PSP ,Escola Segura Jun 2006
A operação «Escola Segura - Final do Ano Lectivo 2005/2006» decorreu entre 26 de Maio e 09 de Junho em todo o pais, incluído os arquipélagos dos Açores e Madeira, anunciou hoje a Direcção Nacional da PSP, em comunicado.
O reforço do policiamento e de operações de fiscalização estendeu-se aos cafés, restaurantes e salas de jogos situados nas imediações das escolas, com o objectivo de reforçar «o sentimento de segurança» de alunos, pais, professores e auxiliares, «num período do ano lectivo crucial para o normal funcionamento das actividades de ensino».
A PSP deteve 87 pessoas em cumprimento de mandados judiciais, 65 por condução sem carta e 56 por conduzirem sob o efeito de álcool.
Foram também detidas 11 pessoas por roubo, sete por desobediência a um agente da polícia, quatro por furto, quatro por estarem em situação irregular em Portugal, duas por agressão a um agente policial e uma por injúrias.
Nesta operação, foram apreendidas 797 doses de haxixe, 122 doses de cocaína e 58 doses de heroína, e detidas ainda cinco pessoas por tráfico de estupefacientes.
Nos estabelecimentos comerciais situados nas imediações das escolas, a PSP detectou 12 infracções por venda de bebidas alcoólicas a menores, oito por funcionamento fora do horário autorizado, oito por falta de livro de reclamações, duas por frequência de menores sozinhos em salas de jogos, duas por venda de tabaco a menores de 16 anos.
A operação, que inclui também fiscalização rodoviária, detectou 1801 infracções, 197 por condução sem cinto, 115 por uso de telemóvel, 101 por não utilização do dispositivo de retenção de criança, 80 por falta de inspecção e 70 por falta de seguro.
A PSP promoveu também acções de sensibilização, formação e demonstração nas escolas, em que participaram 50.217 alunos, 1.680 encarregados de educação, 2.713 professores e 914 elementos da polícia.
terça-feira, dezembro 12, 2006
PSP - Escola Segura
É obrigação de todos nós tornar esse direito uma realidade."
O desenvolvimento da actividade policial tão perto quanto possível das populações, a visibilidade das Forças de Segurança e a sua efectiva capacidade para resolver os problemas concretos dos cidadãos corresponde ao que hoje se designa por Policiamento de Proximidade.
Neste âmbito, o Programa Escola Segura contribui para criar as condições de segurança que as crianças merecem - no caminho para a escola, no seu interior, nas suas imediações, onde quer que se encontrem. Para que se sintam apoiadas e protegidas.
O que é?
O Programa Escola Segura é uma iniciativa conjunta do Ministério da Administração Interna e do Ministério da Educação que visa:
- Garantir as condições de segurança da população escolar
- Promover comportamentos de segurança escolar
Através de:
- Vigilância das escolas e das áreas envolventes
- Policiamento dos percursos habituais de acesso às escolas
- Acções de sensibilização junto dos alunos para as questões da segurança
Como Funciona?
O Programa Escola Segura é assegurado por agentes policias devidamente treinados e preparados para este tipo de acção, bem como por viaturas exclusivamente dedicadas à vigilância e protecção da população escolar.
De fácil identificação pela sua cor e imagem exterior, cada veículo tem sob a sua responsabilidade um conjunto de estabelecimentos de ensino e está equipado com telemóvel e uma mala de primeiros socorros.
As escolas abrangidas pelo Programa Escola Segura beneficiam assim de uma vigilância reforçada e de uma relação directa com os agentes policias responsáveis pelo seu policiamento.
Esta vigilância é assegurada através do patrulhamento em horários e percursos definidos de acordo com as necessidades específicas de cada Escola.
A PSP desenvolve ainda, no âmbito do Programa Escola Segura, acções especiais de contacto e esclarecimento junto dos jovens, visando promover comportamentos de segurança. A
Segurança começa em cada um de nós A segurança é responsabilidade de todos. Também sua! Participe na segurança dos seus filhos.
- O seu horário escolar
- Os percursos que utiliza de ida e volta para a escola
- Os nomes e contactos dos colegas e amigos mais próximos
- Os locais onde costuma brincar
Ajude a PSP a desenvolverem trabalho de prevenção da segurança.
O seu Filho está em segurança:
- Não aceitando boleias de desconhecidos
- Não mostrando que traz dinheiro ou outros valores
- Não aceitando Guloseimas, dinheiro ou outras ofertas de desconhecidos
- Não alterando os percursos de ida e volta para casa
- Não brincando em zonas desertas ou com pouco movimento
- Deslocando-se um grupo sempre que possível
- Informando os pais sobre qualquer contacto ou acontecimento estranho
- Pedindo ajuda de imediato em caso de necessidade
- Procurando conhecer o agente policial da sua zona e falando com ele
Ensine os seus filhos a adoptar comportamentos que os protejam!
posted por Nuno Sousa
segunda-feira, dezembro 11, 2006
Dica - Uma boa postura nas aulas...
Claro que não, e como em todas as situações ,
"...mais vale prevenir ,do que remediar..."
Nesse sentido habitue as suas "crianças" ,a manterem bons hábitos na sala de aula.
Explicar-lhes que devem sentar-se direitas nas cadeiras, com a coluna vertebral bem encostada ao assento, pode evitar posturas incorrectas e problemas de saúde no futuro.
Quando a "criança" está a estudar em casa também não se deve inclinar para ler. Para prevenir dores nas costas, convém aproximar a cadeira o mais possivel da mesa ou pôr o livro num suporte vertical.
Uma aventura na ilha de Honoloko
Será convidado a escolher uma personagem e o meio como se irá deslocar nesta aventura. Claro que a bicicleta polui menos que o carro...
Na companhia do Coelho Sempre em Forma, da Máquina da Saúde, do Robô da Energia e da Criatura dos Recursos, o seu filho será chamado a tomar decisões e verá como essas acções afectam o ambiente, a saúde da ilha e dos seus habitantes.
No fim do jogo, recebe uma pontuação, que poderá tentar superar numa próxima viagem a Honoloko.
Vejam esta "ilha" no endereço abaixo e, por favor, divirtam-se ...
sábado, dezembro 09, 2006
Agradecimentos "Recolha de Brinquedos"
- A todos os Pais e Encarregados de Educação participantes ,
- A todos os amigos que colaboraram com o donativo de Brinquedos,
- Á Escola EB 2 3 Rio Tinto nº2 pela cedência de utilização das suas instalações
- Á instituição Carrocel Mágico pela sua disponibilidade e participação activa, na divulgação da actividade
"...Quem dá o que pode ,a mais não é obrigado..."
A Comunidade Aldeias SOS Agradece:
- Á Apert 2 pelo desenvolvimento desta actividade
- A todos os participantes ,acima mencionados ,que contribuiram para o sucesso desta actividade
"...Não há nada melhor no mundo ,do que um sorriso de uma criança..."
sábado, dezembro 02, 2006
Novos Cibernautas em Segurança
A Internet pode ser uma fonte de educação e até de divertimento para as crianças, mas esconde muitos perigos.
Convém estar prevenido para situações de risco, e acautelar os seus filhos. O Seguranet, o sítio criado pelo Ministério da Educação com o apoio de Comissão Europeia, sensibiliza pais e filhos e professores para uma utilização mais segura dos conteúdos on-line. Para tal, o sítio disponibiliza alguns conselhos úteis: nunca dar informação pessoal, como o nome completo, o telefone, a morada da casa ou da escola, etc.
Deve ser falado com os miúdos/as que as pessoas on-line nem sempre são o que parecem. E mais importante: não as deixar marcar encontros com alguém que tenham conhecido na Net. Deve também colocar, se possível, o computador num sítio utilizado por todos, na sala, por exemplo e definir horários de navegação. Por precaução, desconfie se passarem muito tempo on-line, sobretudo à noite.
Direcção Geral Formação Vocacional
O seu filho está descontente com a escola que frequenta?
Está desmotivado com os estudos?
Está indeciso sobre que plano de estudos a optar após o 9º ano?
Procura uma educação mais profissionalizante?
Procura desenvolver as suas aptidões artísticas?
E saiba, também, que pode colaborar, de forma informada e consciente, nessa tomada de decisão tão importante na vida do seu filho/educando.
Quais os percursos que o sistema educativo/formativo pode oferecer ao seu filho/educando se já tem 15 anos e ainda não completou o 9º ano de escolaridade?
Pode ainda optar pelos Cursos de Aprendizagem, da responsabilidade do Instituto do Emprego e Formação Profissional, em funcionamento nos Centros de Formação Profissional e em entidades acreditadas.
Quais os percursos que o sistema educativo/formativo pode oferecer ao seu filho/educando se concluiu o 9º ano de escolaridade ou formação equivalente?
Cursos Profissionais;
Cursos Tecnológicos;
Cursos de Educação e Formação (Tipos 5, 6 e 7)
Cursos Artísticos Especializados;
Cursos Científico-Humanísticos.
Que percursos existem após o 12º ano?
Onde pode o seu filho/educando obter apoio para a tomada de decisão?
- Nos Serviços de Psicologia e Orientação das escolas públicas;
- Nos Centros de Emprego do IEFP.
quinta-feira, novembro 30, 2006
Actividade - Almoço de Pais
A actividade consiste,na oferta de um almoço na cantina da Escola, de dois pais ou encarregados de educação por dia ,na companhia de um elemento da Associação de Pais e um representante dos órgãos sociais da Escola EB 2 3 Rio Tinto nº2 .
Temos como principais objectivos, a oferta da hipótese de confraternizar com o ambiente escolar do seu educando e de aproximar os educadores das excelentes condições de almoço da Escola dos nossos miúdos/as.
Datas da actividade:
O desenrolar desta actividade irá decorrer
Dia 11 de Dezembro – José PinheiroCondições de participação:
Dia 12 de Dezembro – Fátima Pinto
Dia 13 de Dezembro – Nuno Sousa
Dia 14 de Dezembro – Rui Soares
Dia 15 de Dezembro – Gilberto Pires
-A divulgação da actividade será feita ,numa primeira fase via mail e numa 2ª fase via SMS ( contactos existentes na base de dados da Apert2)
-As reservas vão sendo feitas conforme ordem de chegada
-Por questões estruturais da actividade ,serão apenas aceites dois pais ou educadores, por dia
-Em caso de impossibilidade de reserva para o dia pretendido ,colocar-se-á a hipótese de novas datas á posterior ( Janeiro ou Fevereiro)
Meios de contacto para reserva :
-Via Internet ,para o endereço apert2@hotmail.com , com indicação de nome ,contacto telefónico e o dia pretendido
-Via telefone , para o número 96 203 08 57 – Nuno Sousa , com a indicação de nome ,contacto telefónico e o dia pretendido
Aos Pais. Aos Educadores.PARTICIPEM!!!
quarta-feira, novembro 29, 2006
Abuso emocional
"Gostaria de ver abordados artigos sobre violência verbal e psicológica, o seu efeito nas crianças e formas de atenuar esses efeitos."
Paula Seixas
A violência verbal e a violência psicológica andam, habitualmente, de mãos dadas e estão sempre presentes em todas as outras situações de maus tratos. Sempre que uma criança é exposta a este tipo de violência, pode afirmar-se que é alvo de abuso emocional. Este tipo de abuso caracteriza-se pela ausência ou inadequação de suporte afectivo e pelo não reconhecimento das necessidades emocionais do menor, de uma forma intencional e persistente. Os insultos verbais, a humilhação, a ridicularização, a desvalorização, a hostilização, a indiferença, a discriminação, as ameaças, a rejeição, a culpabilização, as críticas e o abandono temporário são apenas alguns exemplos da forma como o abuso emocional se manifesta.
Contrariamente ao que muitos possam pensar, esta e outras formas de violência ocorrem em todas as camadas sociais, económicas e culturais, embora sejam mais frequentes em famílias desorganizadas e disfuncionais, com menos recursos económicos, com níveis de instrução e cultura mais baixos e com condições habitacionais mais precárias.
Apesar de a violência verbal e da violência psicológica geralmente não deixarem marcas físicas, originam problemas emocionais, cognitivos e comportamentais sérios nas crianças e adolescentes. Vários estudos demonstraram que crianças expostas a situações deste tipo apresentavam mais problemas de ajustamento, défices ao nível da competência social, menor capacidade de resolução de problemas, agressividade e temperamento difícil e baixos níveis de realização académica. Um outro aspecto, que é muito importante salientar, é que, quando a criança está exposta de uma forma sistemática a situações de violência, corre o risco de a aceitar como uma forma efectiva de obter poder e controlo sobre os outros, tolerando com maior facilidade a agressividade e agindo mais frequentemente desta forma, quer com os pares, quer com os adultos. Quando a criança vive rodeada pela violência, os riscos mais dramáticos são, talvez, a amputação do seu projecto de vida, o bloqueio do desenvolvimento das suas potencialidades enquanto pessoa e a perpetuação da violência de geração em geração.
A melhor forma de atenuar estes efeitos, altamente danosos no percurso de vida de uma criança, é o diagnóstico precoce do mau trato, sendo esse diagnóstico uma responsabilidade inerente a todos os técnicos que trabalham com a criança, nomeadamente médicos, professores, psicólogos, entre outros. Obviamente que o diagnóstico só poderá ser feito se os técnicos em questão conhecerem os factores que favorecem o aparecimento dos maus tratos, os seus diferentes tipos, as suas principais manifestações e formas de apresentação. Por esta razão, deixarei alguma bibliografia que poderá ajudar na sinalização e encaminhamento de situações que envolvam esta e outras formas de maus tratos. Note-se que a sinalização atempada é o primeiro grande passo, para que outras entidades possam implementar estratégias de apoio e vigilância a crianças e famílias onde a violência se instalou.
Bibliografia:
• Machado, C. & Gonçalves, R. (Coords.) (2003). Violência e Vítimas de Crimes. Vol. 2 - Crianças. Coimbra: Quarteto.
• Magalhães, T. (2002). Maus Tratos em Crianças e Jovens. Guia prático para profissionais. Coimbra: Quarteto.
Noticia extraída do site da Educare
segunda-feira, novembro 27, 2006
Também se aprende a ser pai.
Em Santa Maria da Feira surgiu, há três anos, o "Pais XXI", um projecto que ajuda os pais a não terem medo de admitir fragilidades. Começou por ser um projecto integrado de prevenção na área da toxicodependência e evoluiu para o "Pais XXI", um espaço onde cabem todas as angústias da educação parental, sem receio de expor fragilidades. Sim, porque afinal os pais também têm medo.
Há três anos surgiu o Projecto Pais XXI, uma vertente do Plano Municipal de Prevenção Primária das Toxicodependências de Santa Maria da Feira. Acolhido e impulsionado pela Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Santa Maria da Feira, o "Pais XXI" ganhou asas, autonomizou-se e, agora, quer levar a semente a outros grupos.
Quando o projecto nasceu, cresceu com ele, além de uma Linha de Apoio Telefónico e de um programa de rádio, um Clube de Pais. Hugo Cruz, psicólogo e coordenador do "Pais XXI", que conta com o apoio da Câmara da Feira e da Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto, "a ideia de base era procurar um novo formato de educação parental".
Hugo Cruz confessa-se avesso a toda a sorte de manuais, do género "como ser um bom pai". Por isso, não pretendeu fazer das sessões quinzenais do clube uma escola, com mera exposição de conceitos e fórmulas de sucesso. "Nós temos por hábito preparar sempre as sessões mas se, nesse dia, na fase do acolhimento, surge uma outra questão, pomos de lado a temática", explica o psicólogo. Assim, sempre que a necessidade impunha as suas regras, o plano dos encontros foi sendo substituído por preocupações tão urgentes como o chichi na cama, o medo do escuro ou as negativas na escola.
Inicialmente, o Clube de Pais formou-se com quatro grupos (de
O que começou por ser um espaço de partilha sobre a educação parental foi-se transformando, simultaneamente, num lugar para discutir a relação a dois. É que, sem que estes se dessem conta, o Clube de Pais acabava por ser o único local onde todos se juntavam sem a pressão da criançada por perto. Como afirma o psicólogo, "muitas vezes os pais ficam centrados na sua função parental e deixam para segundo plano outras coisas". A saber: deixam de jantar os dois juntos, deixam de namorar, sentem peso na consciência se abandonam os filhos em casa de familiares durante um serão para ir ao cinema, e por aí adiante... O contexto social, que determina que somos maus pais se não estamos permanentemente a cuidar dos rebentos, é o principal responsável por este estado de coisas. Só que, como argumenta Hugo Cruz, "se os pais se anulam isso é mau para a família".
Com a conversa em comum, os pais foram descobrindo que todos sentem medo de falhar e que, basicamente, não há mal nenhum em admitir inseguranças. Ao mesmo tempo, independentemente do tema específico de cada sessão, aprenderam a falar sobre a comunicação na família. Será preciso não esquecer que, apesar da imagem hierarquizada e composta com que todos nos fomos habituando a perspectivar a família, esta é, na realidade, a soma de várias personalidades complexas a habitar o mesmo espaço, num projecto de vida a tempo inteiro. Por isso, a comunicação é, inegavelmente, o centro para onde convergem todas as questões. E aqui, o mais importante é valorizar a qualidade. Como afirma Hugo Cruz, "muitas vezes, as famílias estão juntas fisicamente, mas não estão a partilhar nada". Com os encontros, os pais aprenderam a identificar estas lacunas, que, na maioria das vezes, podem ser colmatadas com pequenas insignificâncias. Por exemplo: não fazer da televisão o prato principal das refeições e não atirar com um "agora não!" automático, sempre que o filho interrompe as lides domésticas.
Foi, justamente, tomando como inspiração os ruídos surdos do quotidianos, que surgiu a peça "Retratos de família". A encenação resulta de uma criação colectiva que, para espanto dos filhos, tem os pais como principais actores. Por uma vez, os papéis inverteram-se. Foram os filhos, e não os pais, que se sentaram nos bancos da plateia. Hugo Cruz recorda a "emoção das crianças, que olharam com espanto para o lado divertido dos pais". A peça fez sucesso e está agora em tournée nacional, em sessões teatrais que juntam as famílias, durante fins-de-semana previamente marcados, em palcos um pouco por todo o País.
Desta troca de experiências, em três anos de trabalho, resultou, ainda, o livro Pais XXI, uma experiência, da autoria de Hugo Cruz e Inês Pinho, que foi recentemente lançado e conta com um prefácio de Daniel Sampaio. Entretanto, estão previstas, já para Dezembro, novas sessões, que irão permitir alargar o Clube de Pais a um número mais abrangente de pessoas.
Mais informações:
http://www.fapfeira.web.pt/
http://www.debatereducacao.pt
quinta-feira, novembro 23, 2006
Plano de Actividades Lúdicas e Reuniões/ Assembleias APERT2
Pais Digitais – Endereço mail e Blog ,no sentido de agilização de comunicação e adaptação aos tempos “modernos” - Out 2006
Recolha de Brinquedos – 25 Nov 2006
Colóquio “Educação p/ Saúde e Comportamentos de risco” – Fev 2007
Sarau ginástica ,desporto e dança – Mar 2007
Workshop de Olaria (Oleiros de Rio Tinto e Baguim Monte) – Abr 2007
Colóquio Miúdos e a Segurança na Net – Maio 2007
Semana Cinema – Jun 2007
Cicloturismo , prova para Pais e alunos – Jul 2007
Folhetim da Associação
Recolha de Cobertores
Dia Radical (Carros rolamentos, Skates ,Trotinete e Patins em linha )
Uma tarde...e Hip Hop! (Workshop)
Gondomar ,as suas raízes ... (Concurso Cartazes ,actividade pais /filhos, sobre a história de Gondomar)
Assembleia geral com agrupamentos – 27 Out 2006
Assembleia com Pais e Encarregados de Educação – 10 Nov 2006
Reunião com Pais Representantes de Turma – Jan 2007
Reuniões regulares com o Conselho Executivo da Escola
Reuniões regulares com as associações de pais do Agrupamento
Participação activa nas reuniões dos órgãos representativos da Escola
Interacção com os órgãos Associativos, concelhios e regionais
Questionário aos pais /Encarregados de Educação – de preenchimento facultativo ,relativa á relação de Associação / Pais e Educadores e de esclarecimento geral sobre a actividade e importância da Associação de Pais – Jan 2007
Reuniões/Sessões Abertas – A ideia é convidar ,de forma facultativa, pais a participar nas reuniões regulares da Associação ,de forma ao mesmos terem voz activa e sem compromisso.
Almoço de Pais – Tornar possível aos pais interessados , e perante marcação prévia ,desenvolver um almoço “normal”, na cantina da Escola com o filho.
Este espaço neste momento não se encontra preenchido ,mas você pode preenchê-lo.
Basta enviar uma proposta de actividade, utilizando a nossa caixa do correio no átrio da Escola ou enviando uma mensagem via internet, para o nosso mail apert2@hotmail.com .
Depois é só aguardar o nosso contacto.
Nuno Sousa
P.S. : Estas actividades podem sofrer alterações .
quarta-feira, novembro 22, 2006
Aluna do 5ºano da Turma G ganha 3º Prémio
sábado, novembro 18, 2006
Recolha de Brinquedos - 25 de Novembro
25 Novembroentre as 9h30 e as 15hno átrio da entrada da Escola
domingo, novembro 12, 2006
Assembleia Geral Ordinária APERT2
Ordem dos Trabalhos:
o Eleição dos representantes de Pais e Encarregados de Educação para o Conselho Pedagógico e Assembleia de EscolaQuórum presente = 19 Pessoas
o Assuntos Diversos
Desenvolvimento dos trabalhos :
21h 15m – Inicio dos trabalhos
Apresentação e reflexão ,dos dados de um estudo realizado pela Fapag , sobre os vários agrupamentos de Escolas.(anteriormente apresentado num colóquio para associações realizada pela Fapag)
Eleição e apresentação dos representantes para:
Conselho Pedagógico
Assembleia de Escola
Reflexão e registo de situações identificadas e apresentadas pelos Pais e Educadores presentes ,para posterior análise e encaminhamento.
Apresentação das actividades:
Decorridas ,a decorrer e planeadas com datas já definidas:
- Pais Digitais – Endereço mail e Blog ,no sentido de agilização de comunicação e adaptação aos tempos “modernos” - Out 2006
- Assembleia geral com agrupamentos – 27 Out 2006
- Assembleia com Pais e Encarregados de Educação – 10 Nov 2006
- Recolha de Brinquedos – 25 Nov 2006
- Reunião com Pais Representantes de Turma – Jan 2007
- Recolha de Cobertores – Fev 2006
- Colóquio “Educação p/ Saúde e Comportamentos de risco” – Fev 2007
- Workshop de Olaria (Oleiros de Rio Tinto e Baguim Monte) – Mar 2007
- Semana Cinema – Jun 2007
- Cicloturismo , prova para Pais e alunos – Jul 2007
Acções de aproximação dos Pais á Escola e Associação
- Check List – de preenchimento facultativo ,relativa á relação de Associação / Pais e Educadores e de esclarecimento geral sobre a actividade e importância da Associação de Pais ( a chegar aos pais em breve)
- Reuniões/Sessões Abertas – A ideia é convidar ,de forma facultativa, pais a participar nas reuniões regulares da Associação ,de forma ao mesmos terem voz activa e sem compromisso.
- Almoço de Pais – Tornar possível aos pais interessados , e perante marcação prévia ,desenvolver um almoço “normal”, na cantina da Escola com o filho.
- Gala de Ginástica acrobática
- Dia Radical (Carros rolamentos, Skates ,Trotinete e Patins em linha )
- Miúdos e a Segurança na Net ( Colóquio )
- Uma tarde...e Hip Hop! (Workshop)
- Gondomar ,as suas raízes ... (Concurso Cartazes ,actividade pais /filhos,sobre a história de Gondomar)
23 horas – Fim dos trabalhos
Relativamente á “pouca afluência” de Pais e Educadores, gostaria de fazer uma ressalva e de deixar uma citação:
“... meus amigos ,um passo para trás... ,
serve sempre para dar um maior impulso para a frente ...”
Aos Pais . Aos Filhos . PARTICIPEM !!!!
Nuno Sousa
sábado, novembro 11, 2006
Orgãos Sociais da Apert 2- Ano Lectivo 2006/2007
José Luis Pinheiro
Ana Maria Almeida
Nuno Miguel Sousa
António A . Lopes
Fátima Pinto
Caixa Correio da Associação - no átrio de entrada da Escola
domingo, novembro 05, 2006
Brio, espirito, empenho e dedicação...
Nesse sentido, para o ano lectivo 2006/2007 ,a APERT2 está a trabalhar afincadamente no aspecto de minimizar uma das principais dificuldades que sempre existiu nos anos transactos :
"... fazer chegar informação a todos os pais ,para promoção da sua participação nas actividades...”
Para que fique bem claro,
como já foi mencionado em “posts” anteriores ,o objectivo desta actividade é realmente o de fazer alguém feliz neste Natal , e conscientemente , aos filhos ,promover e desenvolver um espirito de solidariedade e civismo , de ajuda ao próximo e que ,
"... por se dar aos outros não tem obrigatoriamente que se receber ..."
Para que fique registado ,
no sentido de sensibilização dos miúdos e graúdos ,deve ser salientado o espirito de empenho e brio que reina na preparação desta actividade ,em que se trabalha por gosto.
Para reforço dessa mensagem ,venho a deixar um pequeno exemplo (fotos em anexo) ,que foi a elaboração do cartaz de promoção para a entrada da escola ,no sentido de conseguirmos chegar ao maior número de pessoas possível.
Mais uma vez venho a deixar o repto,
Aos Pais . Aos Filhos . PARTICIPEM !
Nuno Sousa
quarta-feira, novembro 01, 2006
A formação do carácter?
Quais são os objectivos na vida temos para nossos filhos?
- Que façam uma carreira brilhante?
Que formem uma família?
Que se destaquem em algum desporto?
Que dominem uma arte, como a música?
Que sejam ricos?
Estes objectivos na verdade são apenas meios para um objectivo maior:
As nossas crianças serem FELIZES !Como ajudar as crianças a serem felizes?
Dando oportunidade para que, não só desenvolvam suas habilidades da inteligência, mas também, a vontade (o carácter).
Carácter é a aquisição de hábitos bons e virtudes, que possibilitam a criança a implementar as decisões positivas e correctas, escolhidas pela inteligência.
Queremos formar crianças que queiram ser amigas, queiram estudar, queiram falar a verdade, ou seja, queiram fazer o bem.
Crianças de carácter são mais equilibradas e felizes, porque têm força de vontade para se superarem e vencerem frustrações e problemas.
A educação do carácter é também a melhor prevenção contra drogas.
Inteligência + Carácter = Felicidade
Quando devemos começar a educar o carácter de nossos filhos?
Desde o nascimento.
A criança começa a absorver e a adquirir hábitos bons desde o nascimento, através do exemplo dos pais e pessoas que convivem com ela.
Conclusão
A criança será mais feliz na medida em que conseguir tomar decisões de forma correcta. Para isto ela precisa ter inteligência para conhecer as alternativas que levem ao bem e precisa ter carácter para implementar as alternativas escolhidas. Queremos crianças inteligentes que coloquem seus talentos a serviço dos demais.
Para vossa reflexão...
Nuno Sousa
Breve história de lógica...
Um homem (pai de alguém) está a conduzir o seu carro, quando a certa altura percebe que se perdeu. Dá conta de um miúdo (filho de alguém) que passa por perto, encosta ao passeio e chama-o :
- Desculpa, podes dar-me uma ajuda? Prometi a um amigo encontrar-me com ele às 14h , estou meia hora atrasado e não sei onde me encontro.
- Claro que o posso ajudar. O senhor encontra-se num automóvel, entre os 38 e os 39 graus de latitude norte e os 9 e 10 graus de longitude oeste, são14 horas, 23 minutos e 42 segundos, hoje é quarta-feira e estão 27 grauscentígrados.
- Tu és um miúdo inteligente e gostas de informática, certo?
- Exactamente! Como é que sabe?
- Porque tudo o que me disseste está correcto do ponto de vista técnico, mas é inútil do ponto de vista prático. De facto, não sei o que fazer com a informação que me deste e continuo aqui perdido.
- Então o senhor deve ser pai, certo? - responde o miúdo.
- Na realidade sou mesmo. Mas, como percebeste?
- Muito fácil: não sabe nem onde se encontra, nem para onde ir; fez uma promessa que não faz a menor ideia de como vai cumprir e agora espera que outro qualquer lhe resolva o problema. De facto, encontra-se exactamente na mesma situação em que estava antes de nos encontrarmos, mas agora, por um qualquer estranho motivo a culpa acaba por ser minha!Tal e qual, relação Pai e Filho . Lógico, não acham ?!?!
Nuno Sousa
terça-feira, outubro 24, 2006
Aldeias-SOS
segunda-feira, outubro 16, 2006
A lógica que move os pais...
“Ontem, através de meu filho mais novo, veio parar-me às mãos um texto distribuído às crianças do ATL que ele frequenta. Confesso que costumo ler os diversos papéis que me mandam das diversas escolas dos meus filhos, na diagonal, mas, curiosamente, a este lio-o de fio a pavio. Como não vinha assinado, não tenho maneira de pedir autorização ao autor para o publicar, mas parece-me que o que importa a quem o escreveu é que chegue ao maior número de pais possível.
Vale a pena lê-lo:
Deus abençoe os pais maus!
Um dia quando os meus filhos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva um pai, eu hei-de dizer-lhes:
- Amei-vos o suficiente para ter insistido para que juntassem o vosso dinheiro e comprassem uma bicicleta, mesmo que eu tivesse possibilidade de a comprar.
- Amei-vos o suficiente para ter ficado me pé junto de vós, duas horas, enquanto limpavam o vosso quarto – trabalho que eu teria realizado em quinze minutos.
- Amei-vos o suficiente para vos obrigar a pagar a pastilha que “tiraram” da mercearia e dizer ao dono: eu roubei isto ontem e hoje queria pagar.
- Amei-vos o suficiente para ter ficado em silêncio, para vos deixar descobrir que o vosso amigo não era boa companhia.
- Amei-vos o suficiente para vos deixar assumir a responsabilidade das vossas acções, mesmo quando as penalizações eram tão duras que me partiam o coração.
- Amei-vos o suficiente para vos ter perguntado: onde vão, com quem vão e a que horas regressam a casa.
- Amei-vos o suficiente para vos deixar ver fúria, desapontamento e lágrimas nos meus olhos.
Mas acima de tudo, eu amei-vos o suficiente para vos dizer NÃO, quando sabia que me iam odiar por isso.
Estou contente. Venci, porque no final vocês também venceram. E qualquer dia, quando os vossos filhos forem suficientemente crescidos para entenderem a lógica que motiva os pais, vocês irão dizer-lhes, quando eles vos perguntarem, se os vossos pais eram maus, que sim, que eram os piores pais do mundo! (…)
(…)Por causa dos nossos pais, nós perdemos experiências fundamentais da adolescência: nenhum de nós esteve alguma vez envolvido em actos de vandalismo, em roubos, violação de propriedade, nem foi preso por algum crime.
Agora que já saímos de casa, somos adultos, honestos e educados, estamos a fazer o nosso melhor para sermos “maus pais” tal como os nossos pais o foram.
Eu acho que este é um dos males do mundo de hoje: não há suficientes “maus pais”.
Subscrevo inteiramente,António Cunha
domingo, outubro 15, 2006
Aos que vieram, e aos que vierem a seguir
A critica ,em geral ,divide –se em dois pólos distintos ,o construtivo e o destrutivo.
O destrutivo é o mais fácil ,é de curto prazo , é o intuito de dizer mal :
”... a mobília do vizinho fica mais feia que a minha ,se eu disser malO construtivo é o mais simples ,mas também o mais trabalhoso ,funciona a médio prazo ,é o dar espaço ás situações de acontecer ,normalmente vem sempre acompanhado de uma sugestão de melhoria :
dela...”
“... atrás de mim virão ,aqueles que bem de mim dirão...”O porquê desta reflexão?
Participei na reunião do passado 3 de Outubro ,numa 1ª abordagem a esta associação ,terminando assim com o meu comodismo de 4 anos (1ºciclo) e quebrando os meus preconceitos (que não se faz nada num sitio como esses ;é uma total perca de tempo ;etc.) ,uma vez que nunca havia participado em nenhuma actividade destas ,sempre refugiado nas “minha razões ” de falta de tempo e disponibilidade.
Achei curioso ,a apresentação que foi feita ,pela direcção da associação ,clara e aberta ,da situação actual desta associação. Estranhei no entanto , o criticismo absoluto que partiu da plateia (curta por sinal), exigindo mais e melhor.
Se a adesão aos trabalhos desta associação é curta ,o apoio dos principais interessados ( os pais )é diminuto , as criticas são todas destrutivas, a responsabilidade é de QUEM ????
O desafio?
Oficialmente, faço parte desta associação desde sexta feira passada ,13 de Outubro de 2006.
Nesta altura ,e considerando-me um “Delfim” (não o salvador mas o mais jovem) , encaro este desafio com bastante curiosidade e interesse.
Os meus principais objectivos anteriores ,eram os de participar activamente na vida escolar do meu filho e estar atento a toda a informação inerente ,que me possa ajudar na sua educação.
Hoje ,e depois do que presenciei na reunião de Sexta Feira ,inclui também o objectivo de ajudar o mais possível as enormes pessoas envolvidas nesta associação.
Pessoas com ocupações como todas as outras ,com a falta de tempo inerente ,com necessidades de disponibilidade para a família ,e que mesmo assim se dispõem a trabalhar em função dos outros ,a dispor o seu raciocínio e iniciativa em trabalhos de retaguarda (a que ninguém dá valor, já que não dão visibilidade, mas que são de extrema importância na vida escolar dos seus filhos e dos outros),ficando assim sujeitos a criticismos infundados. Mesmo assim, estes empreendedores , enfrentam mais um ano com um sorriso nos lábios e a transpirar optimismo.
A recompensa destas pessoas sempre foi nenhuma ,quando devia ser enorme.
No seio da associação ,aos novos ,uns chamam corajosos ,outros perguntam porquê .
Neste momento ,não consigo responder, mas a motivação existe e o desafio é aliciante .
Objectivo inicial
Um dos principais intuitos desta associação de pais para 2006/ 2007 ,é que ,tanto alunos como pais ,participem nas actividades desenvolvidas ,no sentido de desenvolver valores como convívio ,fraternidade ,tradição e cidadania.
É este o repto que vos deixo. Aos pais ,aos filhos. Apareçam!
Saudações cordiais,
Nuno Sousa
sábado, outubro 14, 2006
1ª Reunião da APERT no Ano Lectivo 2006/07
Reunimo-nos pela 1ª vez neste novo ano lectivo e passo a dar-vos conhecimento da ordem de trabalhos da reunião e das actividades já delineadas para este novo ano e, das actividades que gostaríamos de realizar:
Ordem de trabalhos da reunião:
1º - Boas vindas aos novos membros da Associação (corajosos).
2º - Propostas para o novo plano de actividades e discussão das mesmas.
3º - Definição da data das reuniões da APERT2 - que se realizarão todas as primeiras sextas feiras de cada mês.
4º - Definição da data da reunião com as associações de pais do agrupamento para a eleição dos representantes na Assembleia de Escola e Conselho Pedagógico
5º - Fim da Reunião
Actividades propostas a realizar:
-25 de Novembro: recolher brinquedos de todos os que queiram partilhar, numa época tão significativa para as crianças como é o Natal, para entrega a uma instituição a designar.
- Cicloturismo em data a designar.
- Colóquio sobre "Saúde em meio escolar" em data a designar.
- Reuniões regulares com o Conselho Executivo da escola.
- Reuniões regulares com as associações de pais do Agrupamento.
- Participação activa nas reuniões dos orgãos representativos da Escola.
- Análise dos Principais documentos do Agrupamento.
- Interacção com os orgãos associativos, concelhios e regionais.
Actividades propostas de possível realização:
- Melhorar a interacção Associação/Pais EE.
- Concurso cartazes Pais/Alunos.
- Criação de "Educalist" entre Pais/EE.
- Escola Promotora de Saúde.
E foi este o resultado da nossa 1ª reunião, produtiva? bastante. Desejamos que as actividades propostas motivem Pais e Alunos.
Bom Ano Lectivo
domingo, outubro 08, 2006
O passeio de cicloturismo da APERT2
Apresentamos de seguida algumas fotos do nosso passeio de cicloturismo.
O Início da Aventura,
O Descanso dos Guerreiros,
Reinício da aventura,
Finalmente a escola,
Agradecemos a todos que colaboraram connosco, Policía Municipal, Firmas Patrocinadoras,Pais e Alunos da Escola E.B.2.3 de Rio Tinto Nº2
sexta-feira, outubro 06, 2006
Determina os tempos mínimos e a distribuição destes tempos para a leccionação do programa do 1.º ciclo nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio e na área das expressões e restantes áreas curriculares.
Acordo n.º 74/2006, D.R. n.º 183, Série II de 2006-09-21 Ministério da Educação - Direcção Regional de Educação do Norte
Programa de desenvolvimento de uma rede de bibliotecas escolares no Concelho de Gondomar.
- Despacho sobre a criação, a título excepcional, de época extraordinária de avaliação para os alunos dos cursos criados pelo Dec.-Lei nº 286/89, de 29/08
- Despacho contratos de desenvolvimento para escolas em meio social difícil.
Acção Social Escolar – Bolsas de Mérito - 2006/2007
Oficio Circular 51 de 2006-09-22
Acção Social Escolar – Refeitórios Escolares Adjudicados - Procedimentos - 2006/2007
q Anexo 1 - Modelo DRE-ASE R1-2006
q Anexo 2 - Modelo DRE-ASE R5-2006
q Anexo 3 - Modelo DRE-ASE R6-2006
Oficio Circular 50 de 2006-09-20
Educação Pré-Escolar – Rede Pública - Acordos de Cooperação - 06/07
q Anexo 1 - Modelo PE 1
q Anexo 2 - Modelo PE 2
quarta-feira, outubro 04, 2006
Assembleia Geral de Pais da APERT2
Durante o ano lectivo de 2005/06, que fez a associação de pais para motivar os pais, será que o facto de estarem representados (e que bem que estavam representados) no conselho pedagógico da escola na defesa dos interesses dos nosso filhos, será isso suficientemente motivador, será que o facto de estarem representados (e que bem que estavam representados) na assembleia de escola do Agrupamento novamente na defesa dos interesses dos nossos filhos, será isso suficientemente motivador, será que o facto de terem realizado dois colóquios de enorme interesse, um respeitante à educação sexual em meio escolar e outro não menos importante respeitante à violência nas escolas, eram suficientemente motivadores para que os pais aparecessem, que é preciso fazer para dizer aos pais que a presença de uma associação de pais é de vital importância numa escola, pois é acima de tudo a voz de todos os pais.
Quando o poder político cada ano que passa, dá poder ás associações de pais para que sejam mais intervenientes na defesa dos interesses dos nossos filhos, que fazemos nós, Pais? AFASTAMOS-NOS.
Temos TODOS que ter a noção que uma associação de pais numa escola, não existe para dar protagonismo a ninguém, mas sim para estarem atentos ao desenrolar de todas as actividades que se vão desenrolando durante o ano lectivo, mas para isso é preciso que os pais transmitam não só aos membros que compõe as associações de pais de modo a motivá-los, mas também a toda a restante comunidade escolar que estão presentes.
Estamos a começar um novo ano lectivo e mais uma vez me apresento motivado para ajudar a escola no que ela de mim necessitar, desejo para este novo ano lectivo, que a participação de todos nós, pais, seja realmente efectiva, que a participação de todos nós nas actividades que a APERT2 irá promover, os obriguem a repensar o espaço onde geralmente são realizados os eventos, para que no final do ano lectivo todos nós possamos ter a consciência de dever cumprido.
Aos meus colegas de associação, peço para não esmorecerem, peço para continuarem motivados, em prol da defesa dos nossos filhos, para um ensino em Portugal bem melhor do que o que temos.
Com esperança de que melhores dias virão.
António Cunha
Sites de Interesse para os Pais e Encarregados de Educação
¨ Ministério da Educação e Direcções Regional do Norte
¨ www.min-edu.pt
¨ www.dren.min-edu.pt
¨ Movimento Associativo de Pais e Encarregados de Educação—Confederação, Federações Concelhias e Regionais
¨ www.confap.pt — Confederação Nacional das Associações de Pais
¨ www.fapag.net — Federação das Associações de Pais do Concelho de Gondomar
¨ www.frapp.net — Federação Regional das Associações de Pais do Porto
¨ fecap.no.sapo.pt — Federação Concelhia das Associações de Pais do Porto
Outros Sites
¨ www.rbe.min-edu.pt — Rede de Bibliotecas Escolares
¨ www.cm-gondomar.pt — Câmara Municipal de Gondomar
¨ web.educom.pt — Associação de Pais e Encarregados de Educação na Internet
¨ www.min-edu.pt/Scripts/ASP/news_det.asp?newsID=114
&categoriaID=leg — Decreto-Lei nº 115-A/98 de 4 Maio —
Regime de Autonomia das Escola
¨ www.apf.pt — Associação para o Planeamento da Família
¨ www.miudossegurosna.net— Conselhos de Segurança para as crianças na Internet
¨ www.educare.pt— Portal da Educação
¨ www.deco.pt— Defesa do Consumidor
¨ http://www.mediabooks.com — Loja virtual da Texto Editora para encomenda de livros escolares
¨ www.weboom.pt — Loja virtual da Porto Editora para encomenda de livros escolares
¨ www.infopedia.pt — Dicionários e Enciclopédias em Lingua Portuguesa
¨ www.escolavirtual.pt — Explicador online
SERÁ QUE VALE A PENA?
Iniciámos o ano lectivo de 2005/2006 com enorme entusiasmo, na expectativa de dinamizarmos a Associação, de modo a aproximarmos-nos dos Pais que fazendo parte da comunidade escolar da E.B. 2,3 de Rio Tinto nº2 andavam bastante arredados da mesma, conforme comentários dos membros da Associação que nos precederam.
Aparecemos com ideias, colocámos em prática reuniões com os representantes de turma, reunimo-nos com as outras E.B.`s que fazem parte do nosso Agrupamento de Escolas para escolhermos quem nos representasse nos diversos órgãos de escola, tais como o Conselho Pedagógico e a Assembleia de Escola, de modo que a nossa opinião fosse tida em conta.
Organizamos dois colóquios, que pensávamos nós, de imenso interesse para toda a comunidade escolar, principalmente nós, Pais, mas infelizmente para todos nós a Vossa presença foi diminuta.
Reunimos-nos com o Conselho Executivo da nossa Escola, debatemos ideias, levantamos questões com um certo melindre, no fim saímos satisfeitos com a recepção e com as explicações e compromissos que nos foram dados.
Reuniões com a Junta de Freguesia de modo a melhorarem a sinalização informativa respeitante á localização da nossa Escola.
Mas tudo isto para quê?
Com estas iniciativas fizemos-nos ouvir, expressámos as nossas ideias, fizemos chegar a quem de direito as queixas e preocupações que nos foram relatadas pelos nossos associados.
Finalmente foi resolvido o enorme problema das senhas de refeição, embora em nossa opinião haja ainda muito a melhorar, como por exemplo a instalação de 3 postos informatizados de modo que os nossos educandos possam adquirir as referidas senhas de refeição, lanches e material escolar com apenas um único cartão electrónico que seria o de estudante, sem necessidade a andarem diariamente com dinheiro nos bolsos, minimizando com isto alguns problemas que nos podem surgir a todos.
Até ao final do ano lectivo propomos-nos realizar mais algumas actividades, um colóquio sobre violência nas escolas, um convívio entre todos nós, comunidade escolar, que se traduz numa prova de cicloturismo, um festival de cinema, a presença de Oleiros do nosso Concelho na semana cultural da Escola e por fim colaborar com os Órgãos da Escola na execução das festas de final de ano lectivo e elaborar o plano de actividades para o ano lectivo de 2006/2007.
Mas tudo isto para quê?
Embora a vontade de realizar actividades de interesse para alunos e pais da E.B. 2,3 de Rio Tinto nº2 seja enorme, quando pensamos no número de associados que esta Associação tem, cerca de 40 num universo de 800 alunos, no qual esse número reflecte-se na quotização angariada e por conseguinte nas actividades a realizar durante o ano lectivo, quando damos conta que o retorno que obtemos de vós se traduz em silêncio, leva-nos a todos a esmorecer e a questionarmos, uma Associação de Pais da E. B. 2,3 de Rio Tinto nº2 para quê?
Em mais um ano lectivo prestes a findar é desejo desta Associação que todos os Vossos Educandos tenham tido bastante sucesso escolar nas tarefas a que se propuseram.
À espera de melhores dias
O vice-presidente da APERT2
António Cunha