Existimos para vos representar, Pais. Existimos para defendermos os vossos direitos, filhos.
segunda-feira, dezembro 31, 2007
quinta-feira, dezembro 20, 2007
Bom Natal!
É o desejo da Apert2, para todos os Pais, Enc. de Educação, Alunos, Professores, Auxiliares de Acção Educativa e Amigos da comunidade Escolar do Avert2.
domingo, dezembro 16, 2007
Concluida última fase Recolha de Solidariedde
Instituições a fazer feliz...
Os donativos recebidos já foram entregues, em que pela enorme quantidade e qualidade dos artigos recebidos, optámos por distribuir pelas seguintes instituições:
Fundação Filos - Projecto Arrimo Acreditar - Campanha Continuar a Acreditar... Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Gondomar - Campanha Uma Família, Um Presente... Junta Freguesia Baguim Monte - Campanha Natal Solidário 2007
- Pais, Mães, Enc. de Educação, Alunos e Amigos da EB 2,3 Rio Tinto nº2
- Conselho Executivo da EB 2,3 Rio Tinto nº2
- Professores da EB 2,3 Rio Tinto nº2
- Auxiliares de acção educativa da EB 2,3 Rio Tinto nº2
- Associação de Pais da EB1 da Boavista
- Associação de Pais da EB1 da Lourinha
- Associação de Pais da EB1 da Venda Nova
- Instituição Carrocel Mágico
quinta-feira, dezembro 13, 2007
Jornal Escolar - Nasceu o "Rio de Letras"
Com aspecto bastante cuidado e um grande sentido estético, em conjunto com uma abordagem síntezada de temas desenvolvidos na nossa comunidade escolar, nasceu o Rio de Letras.
O Rio de Letras , é o jornal escolar do Agrupamento, com caractér trimestral, e que se encontra disponivel para aquisição, pelo seu educando, a partir de hoje. Sugerimos uma leitura atenta, pois é de todo o interesse a sua opinião e colaboração.
Á equipa do jornal Rio de Letras, a Apert2 felicita pelo trabalho realizado, com o desejo que este seja o número 1, de muitas edições!!
Nasceu o Rio de Letras! Como a água que brota da nascente, este jornal surge da vontade de alimentar uma comunidade que se tem mostrado sedenta das novidades e acontecimentos que ocorrem no quotidiano da vida escolar.
Assim, é com o objectivo de dar a conhecer a realidade educativa que surge este jornal. Deste modo, pretende-se que este seja um elemento agregador de pais, alunos, professores/educadores, auxiliares educativos e parceiros sociais. A cada um deles é reservado um espaço muito especial para dar voz às suas motivações, aspirações e expectativas. Aliás, foi através da voz dos alunos, enquanto principais motores do acto educativo, que surgiram as primeiras letras, os primeiros esboços relativos ao nome a escolher para baptizar esta publicação.
Posteriormente, cada representante dos diferentes sectores (Assembleia de Escola, Junta da Freguesia, Associação de Pais, Coordenação de Docentes do 1º Ciclo, Conselho Executivo, Pessoal Não Docente e Equipa do jornal) foi chamado a pronunciar-se sobre qual a escolha mais acertada: “Rio de Letras!”, numa clara alusão à localidade, com um misto de transparência e fluidez que nos transmitema a água, bem como as palavras.
Um obrigado especial ao docente Adriano Mesquita pelo seu bem conseguido logótipo para este jornal que, pelo contraste de traços e de cor, nos veicula a ideia de sobriedade, mas também de ousadia e do estreitar dos laços que se pretende alcançar com este periódico.
E para que este Rio se torne ainda mais denso, não poderemos esquecer os mais pequeninos, que se tornam tão grandes! A todos os alunos das escolas do 1º ciclo e jardim de infância deste Agrupamento, um convite muito especial para que participem na concretização deste jornal, através do seu contributo e dos lindos
desenhos que certamente animarão e trarão colorido às páginas sóbrias desta publicação.Votos de um Feliz Natal!
A equipa do JornalFicha Técnica:
Professores responsáveis:
Carmen Santos ; Raquel Simões ; Verónica FernandesColaboradores:
- Alunos ; Professores ; Auxiliares Acção Educativa ; Pessoal Administrativo ; Junta de Freguesia ; Associação de Pais
quarta-feira, dezembro 12, 2007
Carta Educativa do Concelho de Gondomar - A Educação no Coração de Gondomar
O documento está disponível desde o dia 01 de Dezembro de 2007, no sítio da Câmara Municipal de Gondomar.
Veja tudo, nos seguintes links:
Para sugestões poderão utilizar o endereço:
cartaeducativagondomar@hotmail.com
Os grandes princípios que orientam a acção do Sistema Educativo expressam o direito constitucional á Educação e o dever do Estado e das Autarquias promoverem a sua democratização, garantindo o direito à igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares e demais condições para que esta contribua para o desenvolvimento integral, para o progresso social e para a participação democrática na vida colectiva.
Para a Câmara Municipal de Gondomar a Educação é uma prioridade, inserida numa perspectiva de desenvolvimento integrado do Município.
Apesar de Gondomar ter uma das mais baixas taxas de abandono escolar, assim como de saídas precoces do Sistema Educativo, a nível nacional, queremos mais. Queremos garantir o nosso desenvolvimento sustentável, investindo na nossa maior riqueza: as gerações mais novas.
A Carta Educativa do Concelho de Gondomar constitui um documento estratégico fundamental, ancorado numa visão integrada e integradora da Escola, concebendo a rede de espaços educativos e formativos em profunda cumplicidade com o meio social envolvente, responsabilizando todos os agentes educativos na busca da excelência do Ensino, na Formação e na criação de Cultura no Concelho.
Queremos convocar todos os que fazem a Escola todos os dias a partilhar o nosso ideal de desenvolvimento, que assenta na valorização do nosso capital humano, através da qualificação e formação dos jovens e adultos e da aprendizagem ao longo da vida.
Nesta nossa proposta queremos escolas sem barreiras com o exterior, em interactividade com todas as forças vivas do Concelho, a funcionar a tempo inteiro, com todas as condições para o ensino e a aprendizagem. Escolas que disponibilizem os seus recursos e que prestem serviços à comunidade.
Pretendemos requalificar as escolas do 1°. CEB, aumentar a oferta do Pré-Escolar e construir novos centros escolares que integrarão o Pré-Escolar e o 1º. CEB.
Vamos, pois, continuar a trabalhar e a colocar «A educação no Coração de Gondomar”.
O Presidente da Câmara,
Maj. Valentim Loureiro
__________________________________________________
Primeiro-ministro anuncia mudanças na autonomia, gestão e administração escolar
(…)
3. O novo regime de direcção e gestão escolar
(…)
Chegou agora o momento de avançar com a alteração da lei de autonomia, gestão e administração escolar. O Conselho de Ministros aprovará na generalidade, para consulta pública, o novo regime. Mas quero apresentar hoje, ao Parlamento, as suas linhas gerais.A nossa visão para a gestão das escolas assenta em três objectivos principais. O primeiro é abrir a escola, reforçando a participação das famílias e comunidades na sua direcção estratégica. O segundo objectivo é favorecer a constituição de lideranças fortes nas escolas. O terceiro é reforçar a autonomia das escolas.
Para cumprir o primeiro objectivo tomaremos duas medidas fundamentais. Por um lado, o director executivo de cada escola passará a ser escolhido pelo órgão colegial, o Conselho Geral, onde estão representados os professores, os pais, as autarquias e as actividades locais. Esta escolha será feita através de procedimento concursal, com critérios transparentes e em função do mérito dos candidatos. Por outro lado, competirá a este conselho geral a aprovação do projecto educativo, do plano e do relatório de actividades da escola.
O segundo objectivo essencial da reforma que proponho é, como disse, favorecer a constituição de lideranças fortes. É preciso não termos medo das palavras – é mesmo de directores que sejam líderes que nós precisamos. Líderes legitimados pelo seu currículo, pelo processo democrático da sua escolha e pela prestação de contas aos conselhos gerais onde estão professores, pais e autarcas. E líderes efectivos, dotados de autoridade e capazes de gerir as escolas e responder pelos resultados.
Assim, a direcção executiva das escolas será assumida por um órgão unipessoal – um director, coadjuvado por um pequeno número de adjuntos, em função da dimensão da escola. É-lhe confiada a gestão administrativa, financeira e pedagógica, assumindo também, para o efeito, a presidência do conselho pedagógico. Por isso mesmo, deve ser um professor. Repito, um professor. Digo-o com clareza: não concordo com aqueles que querem tirar os professores da direcção das escolas. O director deve ser um professor do quadro dessa ou de outra escola e deve estar qualificado para o exercício das funções, pela sua formação ou pela experiência já adquirida. É também ao director que compete designar os responsáveis pelas estruturas de coordenação e supervisão pedagógica, para garantir a coerência da liderança e permitir a sua plena
responsabilização e prestação de contas.Finalmente, terceiro objectivo: reforçar a autonomia das escolas. Mas sejamos claros: a autonomia vai de par com a responsabilidade e a prestação de contas, e com o sistema de avaliação externa das escolas. É que as escolas devem responder duplamente: responder, por um lado, face às famílias e comunidades locais, através do conselho geral em que estas estão representadas; e responder, por outro, face ao conjunto da sociedade portuguesa.
Assim, o novo regime jurídico definirá um enquadramento normativo mínimo, deixando ampla liberdade de organização a cada escola. Reforçará as competências desta na gestão administrativa e do pessoal. E permitirá o desenvolvimento dos contratos de autonomia, através dos quais as escolas acertam com o Ministério a transferência de novas competências e comprometem-se, por seu turno, com a obtenção de metas e resultados, com natural destaque para as aprendizagens dos alunos. (…)
terça-feira, dezembro 11, 2007
Educação: Fenprof acusa Governo de acabar com gestão democrática das escolas
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) criticou hoje a reforma da gestão escolar anunciada pelo primeiro-ministro, considerando que o Governo "vai acabar com a participação democrática" na direcção dos estabelecimentos de ensino.
No debate mensal realizado hoje no Parlamento, José Sócrates anunciou que os conselhos executivos serão substituídos pela figura do director, um docente que passará a ser escolhido através de um concurso, tendo em conta a análise do currículo e outros critérios previamente definidos.
Caberá ao Conselho Geral, um órgão que será constituído por professores, representantes dos pais, das autarquias e das actividades locais, escolher o director da escola e aprovar o projecto educativo, assim como o plano e relatório de actividades.
"O modelo anunciado hoje aponta para uma concentração de poderes num órgão unipessoal, contrariando uma cultura de colegialidade e participação democrática de todos os que se envolvem no quotidiano escolar, sufocados que ficam perante o desmesurado poder que o Governo quer atribuir àqueles que considera a liderança forte das escolas", contesta a Fenprof, em comunicado.
Queixando-se de esta reforma ter sido apresentada hoje "como um facto consumado, à margem de qualquer negociação", a federação sindical afecta à CGTP lamenta ainda que o Executivo socialista venha "retomar o essencial das opções que o PSD e o CDS procuraram impor aquando da tentativa de revisão da Lei de Bases do Sistema Educativo, vetada pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio".
No documento, a Fenprof recorda ainda que a substituição de uma eleição por um "concurso público" foi uma solução reprovada em 2006 pelo Tribunal Constitucional, a propósito de um decreto do Governo Regional da Madeira, de conteúdo semelhante.
No entanto, o primeiro-ministro não se referiu hoje à existência de um concurso público, mas apenas a um "procedimento concursal" que será realizado pelo futuro Conselho Geral.
JPB.
Lisboa, 11 Dez (Lusa)
sábado, dezembro 08, 2007
Imagem Apert2 de Natal
Telemóvel, um "flagelo" da Escola
No dias que correm, a utilização de um telemóvel pessoal, deixou de ser um preciosismo, tornando-se num objecto indispensavel, para comunicação e outros fins.
Como em tudo na vida, o "indispensavel", se não for ponderado com o devido equilibrio e bom senso, ficamos com dois extremos: por um lado ganha-se porque se fica permanentemente contactavel, por outro perde-se, exactamente pela mesma razão.
Na "nossa" Escola, o Regulamento Interno proibe a utilização do telemóvel dentro do recinto escolar, uma vez que os alunos quando têm necessidade de um contacto telefónico, devem:
- Se for urgente, dirigir-se ao funcionário do Pbx e solicitar que lhe façam a chamada;
- Se for de caractér normal, dirigir-se á cabine telefónica e realizar a chamada.
Esta opção gera duas situações a ter em conta:
- O seu não controle de utilização do mesmo pelo seu educando:
- A segurança do seu educando, pois passa a transportar um objecto de valor
A Apert2 aconselha:
Se o seu educando for portador de um telemóvel, para estar contactavel nas viagens Casa/Escola e Escola/Casa deve:
Os telemóveis são objectos de valor, pelo que são um "chamariz" de quem passa. Nesse sentido, a segurança do seu educando é também assegurada pela descrição do seu comportamento na utilização do telemóvel, cabendo a nós educadores sensibilizá-los para este tema.Telemóvel (equipamento):
- Ser o mais simples,discreto e barato possivel;
Dentro do recinto da Escola:
Fora recinto da escola:
- Mantê-lo em silêncio ou desligado;
- Não deve nunca utilizá-lo nas salas de aula;
- Deve ter descrição, e não divulgar a posse do mesmo;
- No ginásio, nas aulas de Educação Fisica, deve guardá-lo no saco de valores;
- Evitar colocá-lo na mochila, uma vez que a mesma, muitas vezes fica sem vigilância do aluno.
- Deve utilizar o telemóvel em espaços abrigados de olhares indiscretos;
- Deve transportar o telemóvel em local pouco visivel.
Em anexo, fica um exemplo, que infelizmente é prática corrente nos dias de hoje, e que dá para algumas horas de debate, em que a atitude do professor não é a mais correcta, mas a falta de respeito do aluno ultrapassa alguns limites...
Telemóvel, um "flagelo" da Escola
posted por Nuno Sousa
domingo, dezembro 02, 2007
Recolha de Solidariedade 2ª Fase
Entretanto, fica um enorme agradecimento nosso a quem participou com os seus donativos.
Cumprimentos fraternais a todos...
posted por Nuno Sousa
LIPOR promove Campos de Férias de Natal
Por fim, deixamos alguns exemplos de actividades a ser desenvolvidas e monitorizadas pelos Ecoconselheiros da LIPOR:
- Visionarium,
- Workshops Ciêntificos,
- Circo,
- Circuitos de Reciclagem,
- Parques de Aventura,
- Rafting,
- Hidrospeed... e muitas outras surpresas!
Esta iniciativa é mais um passo na política de responsabilidade social da LIPOR e de intervenção junto das Comunidades locais, nomeadamente dos jovens.
As inscrições já estão abertas!
Para mais informações contactar:
Campo de férias não residêncial:
- Roberto Cerqueira – 939770252
- Emanuel Monteiro – 939770253
Campo de férias residêncial:
- Juliano Ferreira: juliano.ferreira@lipor.pt ou 939770216
NOTA: As incrições para o campo de férias residêncial estão abertas até ao dia 10 de Dezembro.
veja tudo em http://www.lipor.pt/Sobre a Lipor
A LIPOR é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos produzidos pelos Municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.A LIPOR trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos sólidos produzidos por 1 milhão de habitantes.
Sustentada nos modernos conceitos de gestão de RSU, a LIPOR desenvolveu uma estratégia integrada de valorização, tratamento e confinamento dos RSU, baseada em três componentes principais: Valorização Multimaterial, Valorização Orgânica e Valorização Energética, complementadas por um Aterro Sanitário para recepção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados.
posted por Nuno Sousa
Blog de textos formativos
A iniciativa do Luis Sousa, consiste em colocar textos formativos sintetizados online, num formato Blog, de forma a que todos os interessados possam consultar,comentar e utilizar, quando em apoio a trabalhos de casa com os seus educandos. Consiste ainda, no sentido de criar dinamismo, a possibilidade a quem quiser colaborar com textos.
Sem dúvida uma óptima iniciativa, que iremos seguir de perto.
Parabéns Luis Sousa !
Para quem quiser colaborar ou visitar, veja tudo em
quarta-feira, novembro 28, 2007
2ª Almoço de Pais/Mães e Enc. Educação
Somos a informar da realização do 2º Almoço de Pais, Mães e Encarregados de Educação com os seus educandos na Escola. A actividade decorreu com sucesso, em que na opinião dos participantes, foi um experiência bastante positiva.
Relembramos que a próxima data prevista é 12 de Dezembro. INSCREVA-SE!!!
Aproveitamos para divulgar a mensagem da Cristina Oliveira, uma mãe participante, ao qual agradecemos o comentário, que demonstra exactamente o espirito pretendido pela Apert2, neste tipo de actividades:
"...Queria apenas agradecer a oportunidade proporcionada e que para mim e de certeza para o meu filho foi muito importante.
Quanto à comida estava "boa", pena a massa ter ervilhas ( é que não gosto),mas lá teve que ser.
Continuação de bom trabalho e que venham mais iniciativas como esta ou outras para as quais estarei sempre que possível disponível, nunca nos esquecendo que não é só coisas boas, também existem problemas e que nos devemos sempre unir para marcar a diferença e resolvê-los sempre que necessário.
Cumprimentos
Cristina Oliveira..."
domingo, novembro 25, 2007
Recolha de Solidariedade 1ª Parte
A 1ª fase da Recolha de Solidariedade já passou.
Obrigado a todos os que participaram!!!
A 2ª fase está agendada para:
Sexta Feira , 30 Nov. , das 17h30 ás 19h00
Sábado , 1 Dez. , das 10h30 ás 16h00
Veja o clip da 1ª Parte da Actividade em:
Clip Recolha Solidariedade 1ª Parte
Ficamos a contar consigo!
posted por Nuno Sousa
domingo, novembro 18, 2007
Actividade "Recolha de Solidariedade"
A Apert2- Associação de Pais/EE, no sentido de cultivar nas nossas crianças um espirito de solidariedade e amor ao próximo, irá realizar uma recolha de artigos para posterior entrega a instituições de caridade e beneficiência.
A ideia, é solicitar a todos os que tenham alguns destes artigos "arrumados", que nos façam chegar á Escola nas datas e horários indicados:
- LIVROS
- BRINQUEDOS
- COBERTORES
Local:
Átrio de Entrada da EscolaDatas / Horários das Recolhas:
23 Novembro - Sexta Feira - 17 h30 / 19 h00
24 Novembro - Sábado - 10 h00 / 16 h00
30 Novembro - Sexta Feira - 17 h30 / 19 h00
01 Dezembro - Sábado - 10 h00 / 16 h00"...Ajude-nos a fazer alguém feliz..."
Quatro línguas em simultânio logo no jardim-de-infância
"...A ida para o jardim-de-infância já não se resume à pintura de desenhos, a histórias contadas ou jogos didácticos. Agora, a partir dos 3 anos, a criança tem uma nova actividade: aprender palavras ou frases «simples» em quatro línguas em simultâneo, através do método multilinguístico, do investigador Alberto de Sousa.
«As mais recentes investigações científicas no campo da linguística têm mostrado que quanto mais precoce for a aprendizagem de uma língua, melhor será o seu domínio e que é mais fácil aprender várias línguas em simultâneo que sequencialmente», explicou à Lusa Edgard Fortes, Presidente da Administração da Fundação Adolfo Vieira de Brito, em Lisboa.«Adeus, au revoir, goodbye, auf wiedersehen», diz a Inês, de 4 anos, quando se despede dos pais, preparada para mais um dia no jardim-de-infância.
Esta sequência de palavras em português, francês, inglês e alemão tornou-se uma constante na Fundação Adolfo Vieira de Brito, a pioneira, desde Outubro, na implementação do método multilinguístico, que é «ainda uma experiência psico-pedagógica», criado pelo investigador Alberto de Sousa. ..."
sábado, novembro 17, 2007
Pedofilia: Professor acusado pelo MP
Gondomar, 15 Nov (Lusa) - Um juiz de instrução criminal de Gondomar decidiu hoje levar a julgamento um professor de música acusado pelo Ministério Público (MP) pela prática de 19 crimes relacionados com pedofilia.
Em comunicado distribuído no final do debate instrutório do caso, ocorrido hoje de manhã, o juiz Pedro Miguel Vieira refere que "foi entendido existir prova indiciária suficiente" para levar o arguido a julgamento.O docente, de 28 anos, está acusado pelo Ministério Público (MP) da prática de 10
crimes de abuso sexual de criança, dois de actos sexuais com adolescentes, seis de posse de fotografias ilícitas e um de actos exibicionistas.
Os alegados crimes foram perpetrados entre Setembro de 2003 e meados de 2005, em escolas de Ermesinde, Gondomar e Guimarães, e as alegadas vítimas eram alunas a seu cargo, dos 7º e 8º anos de escolaridade, com idades entre os 13 e os 15 anos.
O docente foi detido em Dezembro de 2005 e a PJ encontrou no seu computador fotos obscenas tiradas a alunas, algumas das quais seduzidas através do fornecimento antecipados de respostas a testes.
As autoridades obtiveram testemunhos de relações sexuais tentadas ou consumadas e de diálogos obscenos com as alunas, pessoalmente e através de programas de conversação da Internet.A pelo menos uma delas pediu que fizesse "strip-tease".
O professor foi proibido pelo juiz de instrução criminal de voltar a contactar com as ex-alunas e frequentar uma das escolas em que tinha trabalhado.
Em comunicado emitido dia 05, a Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) esclareceu que o docente em causa "não se encontra a dar aulas em qualquer escola do Ministério da Educação".
Depois da sua detenção, em Dezembro de 2005, pela Polícia Judiciária, a DREN suspendeu o professor, "usando ao máximo o limite legal possível para uma medida preventiva", afirmou a estrutura, referindo que a sua prioridade nestes assuntos é "colocar a defesa dos alunos em primeiro lugar".JGJ.
Lusa/fim
quarta-feira, novembro 14, 2007
Pedófilos e seu modo de actuação
Somos a divulgar uma breve descrição de uma passagem, mas com uma mensagem de alerta enorme, que uma mãe nos fez chegar.
Hoje em dia todos os cuidados são poucos.
Obrigado Cristina Oliveira.
INACREDITÁVEL
".... Na Quarta-feira dia 31 de Outubro, véspera de feriado, vim deixar osmeus dois filhos do meio (tenho 4 filhos), de 5 e 4 anos, a casa por volta das 18.30 com a minha empregada que estava em casa com a mais pequena evoltei a sair para ir tratar de uns assuntos pessoais.
Eram mais ou menos umas 19.00, quando recebo uma chamada de casa no meu telemóvel, era a minha empregada a perguntar-me se eu tinha pedido a alguém para vir buscar os meus filhos de 4 e 5anos.
Eu fiquei um bocado confusa na altura, e disse-lhe que não mas porquê, ela respondeu-me que estava um homem no intercomunicador do prédio a dizer que vinha buscar os meus filhos e que tinha mesmo dito o nome deles. Comecei a ficar cada vez mais assustada e disse-lhe para lhe perguntar quem era ele e quem o tinha mandado ao que ele respondeu dizendo que era o João Pereira e que tinha sido a D.Marta(eu) que lhe tinha dito para vir buscar os meninos.
Ela ia-me contando tudo mas com o intercomunicador desligado, para ele não perceber e eu pedi-lhe para ela lhe perguntar para onde ele queria ir, porque estava na esperançaque ele se tivesse enganado no andar e que por muita coincidência houvesse alguém com o mesmo nome que eu e com duas crianças com os mesmos nomes que os meus filhos, mas a minha empregada percebeu que era para lhe perguntar para onde ele ia com as crianças e quando ela fez essa pergunta, quem estava lá em baixo, não respondeu mais e ela ouviu um barulho que possivelmente era a porta da entrada a bater (talvez de alguém que tinha saído).
Claro que fui directa à esquadra mais próxima de casa, onde me disseram que não podiam fazer nada, nem tirar impressões digitais, nem sequer apresentar queixa porque, uma tentativa de rapto, não é considerado um crime e quea responsabilidade é toda dos pais, etc etc etc....
Basicamente além de meter assustado ainda mais dizendo que estes casos são mais comuns do que se pensa, perguntaram-me a que Jardins públicos eu ia, ao que respondi ao Jardim da estrela e ao jardim da parada em campo de Ourique, e o Polícia disse-me que tem pedófilos referenciados nestes Jardins e que ele próprio já tinha visto um homem a tirar fotografias a crianças que não lhe eram nada...............
Enfim isto para dizer que o perigo é bem mais real do que aquilo que eu pelo menos imaginava!
E é por isto que mando este mail com esta história inacreditável que se passou comigo e que como é óbvio me deixou bastante assustada e muito preocupada.
Fomos aconselhados a ir directamente à polícia Judiciária e é o que vamos fazer amanhã, fora isto não há muito mais a fazer a não ser espalharesta história pelo máximo numero de pessoas possível, 1º para estarmos todoscom muita atenção porque pelos vistos isto não se passa só nos filmes e depois porque tenho esperança que alguém já tenha ouvido um caso parecido e me possa dizer alguma coisa ou ajudar de alguma maneira! …”
domingo, novembro 11, 2007
E se fosse possivel almoçar na Escola com o seu filho?
Quer almoçar na Escola com o seu educando?
Pois é, a Apert2 vem a proporcionar a oportunidade de poder almoçar com o seu educando, no refeitório da Escola.
A actividade consiste na oferta de um almoço no refeitório da Escola, a três pais ou encarregados de educação por dia ,na companhia dos seus educandos e de um elemento da Associação de Pais .
Esta actividade tem como objectivos fundamentais:
- Aproximar os Pais e Educadores das excelentes condições de almoço da Escola dos nossos miúdos/as
- Protagonizar um almoço Pai/Filho no ambiente escolar do seu Educando
14 de Novembro: Isabel Castro
28 de Novembro: José Pinheiro
12 de Dezembro: Jorge Saraiva
Horário de inicio da Actividade 13h00
Condições de participação
- A divulgação da actividade será feita via mail e divulgação no Blog Apert2;
- As reservas vão sendo feitas conforme ordem de chegada;
- Por questões estruturais da actividade, serão apenas aceites três Pais, Mães ou Encarregados de Educação por dia;
- Em caso de impossibilidade de reserva para o dia pretendido, informamos que será desenvolvido uma nova actividade, no 2º Período escolar.
Condições de participação:
- Via Internet ,para o endereço apert2@hotmail.com , com indicação de Nome, Contacto telefónico, Nome do aluno, Turma, Dia pretendido.;
- Via Sms , para o número 96 000 17 47, com a palavra ALMOÇO: Nome, Nome do aluno, Turma, Dia pretendido. (exemplo: ALMOÇO:José Garcia, Filipa Garcia, 6ºI,14 Novembro)
Aos Pais, ás Mães, Aos Encarregados de Educação,PARTICIPEM !!!
posted por Nuno Sousa
sábado, novembro 10, 2007
Passar de ano sem ir às aulas
O Estatuto do Aluno foi ontem aprovado pelos deputados da Comissão de Educação, com os votos favoráveis do PS. A versão final, que acolhe uma proposta do PSD, continua a deixar aberta a possibilidade de os alunos
poderem passar de ano sem frequentar as aulas, bastando para tal ter aprovação nas provas de recuperação, a realizar por quem atinja o limite de
faltas.
Assim, de acordo com a proposta que agora segue para o Presidente da República, o limite de faltas exclusivamente injustificadas fica mais curto, uma proposta dos sociais-democratas: ao fim de duas semanas de faltas, no 1.º Ciclo, ou do dobro de tempos lectivos semanais, nos restantes Ciclos e Secundário, o aluno é chamado a realizar uma prova de recuperação.
O limite de faltas mantém-se nas três semanas, nos casos em que há faltas justificadas e injustificadas.
A outra alteração, que mereceu o voto favorável do CDS-PP, estipula que o aluno que falte à prova de recuperação fique retido, caso estude no Básico, ou seja excluído da disciplina onde excedeu o limite de faltas, se for do Secundário.
Quando não obtém aprovação na prova, o Conselho de Turma pondera a justificação ou injustificação das faltas, determinando um plano de acompanhamento especial e a realização de uma nova prova, a retenção no mesmo ano de escolaridade (Básico) ou a exclusão da disciplina (Secundário).
Na sessão de ontem não faltaram críticas da oposição às alterações que o diploma sofreu desde que foi apresentada a proposta do Governo.
Emídio Guerreiro, do PSD, lamentou que a Lei não esclareça “o que acontece ao aluno que falta e vai sendo aprovado nas provas de recuperação”, considerando que o PS esqueceu “qualquer mensagem aos alunos cumpridores”.
O deputado do CDS-PP, José Paulo Carvalho, considerou que a redacção da Lei “cria uma situação injusta” ao equiparar faltas justificadas e injustificadas. “Um aluno com faltas justificadas, doente, pode chumbar.
O PS está a apaparicar os alunos que dão faltas injustificadas, é uma balda”. O deputado recordou ainda que o PS “desautorizou” a ministra da Educação três vezes.
Já João Oliveira, do PCP, acusou o PS de tentar “perverter a estatística e branquear o fenómeno do abandono escolar”, enquanto a bloquista Ana Drago ironizou ao afirmar que “quem precisa de plano de acompanhamento é o PS e a ministra da Educação.
Só falta o estatuto dizer que é proibido cuspir no chão”, considerou.
Em resposta, o socialista Fagundes Duarte acusou a oposição de ser “esquizofrénica” e afirmou que os receios “são legítimos, mas muito pouco representativos”.
Para justificar a quarta proposta socialista, o deputado disse que “a maioria absoluta não dá a certeza absoluta”.
AS DÚVIDAS E AS CERTEZAS
A proposta de alteração do Estatuto do Aluno que foi alvo de discussão pública não é a que foi aprovada pelos deputados.
As dúvidas em torno do documento chegaram até ao presidente do Conselho Nacional de Educação.
Júlio Pedrosa, que foi ministro num governo PS, defendeu ontem que “a falta deve ser entendida como inaceitável e o estatuto deve servir esse princípio, mas é preciso fazer a distinção entre faltas justificadas e injustificadas”.
Já a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, garantiu que o Estatuto “não acaba com a distinção dos conceitos das faltas justificadas e injustificadas”, passando a ser mais exigente nas justificações apresentadas por pais e alunos.
SAIBA MAIS
- 20 deputados marcaram presença na votação do Estatuto do Aluno: 14 do PS, três do PSD e um do CDS-PP, um do PCP e um do BE.
- 4 propostas de alteração à lei apresentadas pelo Partido Socialista: à do Governo, os parlamentares acrescentaram três versões diferentes.
A Lei ontem aprovada pelos deputados na especialidade será agora enviada para a Presidência da República.
Cavaco Silva pode promulgar e assinar o diploma ou pode vetá-lo, devolvendo-o à Assembleia da República para a introdução de alterações.
RETIRADO
O comunicado do Ministério da Educação sobre o Estatuto do Aluno, disponível no Portal do Governo, foi retirado após a notícia do CM, na edição de sábado.
quarta-feira, novembro 07, 2007
Datas de Atendimento aos Pais/Enc. Educação
26 Out. 2007
23 Nov. 2007
7 Dez. 2007
25 Jan. 2008
22 Fev. 2008
7 Mar. 2008
18 Abr. 2008
23 Mai. 2008
13 Jun. 2008
Obs.:
- Deve ser feita uma marcação prévia, para os contactos da Apert2, via Sms ou e’mail.
- O horário de atendimento está compreendido entre as 18h30 e as 19h30.
- As datas acima definidas são de carácter informativo, pelo que se achar necessário pode ser agendado outro período de atendimento, ressalvando que necessita também de marcação prévia.
segunda-feira, novembro 05, 2007
Assembleia-Geral Extraordinária Avert2
APERT 2 -Associação Pais e Enc. Educação da Escola EB 2,3 Rio Tinto nº2
APEB –Associação Pais e Enc. Educação da Escola EB 1 da Boavista
APEL –Associação Pais e Enc. Educação da Escola EB 1 da Lourinha
APVendaNova -Associação Pais e Enc. Educação da Escola EB 1 da Venda Nova
APJInfância -Associação Pais e Enc. Jardim Infância da Venda Nova
CONVOCATÓRIA
No cumprimento de um procedimento institucional, vimos a convocar os Representantes de Turma, dos Pais e Encarregados de Educação dos alunos do Agrupamento Vertical de Escolas Rio Tinto nº2, para uma Assembleia Geral Extraordinária, a realizar no próximo dia 08 de Novembro de 2007 (5ªfeira), pelas 21 horas, nas instalações da Escola EB 2,3 Rio Tinto nº2, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
1. Explicitação e síntese geral de trabalhos realizados pelos representantes de Pais e Encarregados de Educação no Conselho Pedagógico e Assembleias de Escola do Agrupamento, no ano transacto.
2. Ratificação dos nomes propostos, dos representantes dos Pais e Encarregados de Educação, para os órgãos de gestão do Agrupamento:
Conselho Pedagógico Assembleia de Escola3. Assuntos diversos
Se à hora marcada não existir quórum suficiente a Assembleia-Geral Extraordinária, realiza-se, com os presentes, meia hora depois da hora marcada.
Rio Tinto, 17 de Outubro de 2007
P/ Os Presidentes da Mesa Assembleia-Geral
domingo, novembro 04, 2007
"Os amigos On-line"
Não querendo parecer aborrecida ou repetitiva, mas voltando ao assunto, não pude deixar de ficar mais alerta, quando hoje num noticiário da noite, falavam num caso, provalmente já do conhecimento de todos : "o professor da Escola de EB2,3 de Baguim que dava respostas dos testes às alunas, em troca de favores sexuais".
Pois bem, um dos meios utilizados pelo professor para contacto com os alunos, era precisamente o Messenger, ferramenta vulgarmente utilizada pelos nossos filhos, para se manterem com "conversa em dia" com os colegas e amigos e onde passam ou podem eventualmente vir a passar horas e horas da vida deles.
Juntando a este facto, um outro, que tem sido abordado por vezes nas nossas assembleias: "existem alunos que fotografam colegas nos balneários, para divulgação na net"; achei que seria oportuno relembrar ou sugerir, que todo o nosso cuidado é pouco, quando se trata deste mundo tão vasto e tão incontrolável, como é a Internet.
Se aceitam sugestão, procurem saber com quem "teclam" os vossos filhos; quem são os contactos adicionados na lista do Messenger; se trocam fotografias por alguma razão especifica; se algum professor se mostrou mais disponivel que outros, querendo interagir com eles pela net, etc., se para além do simples messenger, também visitam alguma sala de "chat"; enfim e tantas outras coisas que vos possam ocorrer, para tentarem saber onde estão os vossos filhos e com quem, quando se "perdem" em conversas com os amigos on-line.
Vão provavelmente chamar-vos de "cotas", "melgas" ou outros nomes que ainda não ouvi, mas pelo menos vocês terão um minimo de consciencia tranquila que estão a zelar pela segurança dos vossos filhos.
Quanto custa o Tempo de um Pai.....
- Papá, posso fazer-te uma pergunta?
- Claro que sim. O que é?
- Quanto ganhas numa hora?
- Isso não é da tua conta. Porque me perguntas isso?! - respondeu o homem zangado.
- Só para saber. Por favor... diz lá... quanto ganhas numa hora? - perguntou novamente o miúdo.
- Bom... já que queres tanto saber, ganho 10 euros por hora.
- Oh! - suspirou o rapazinho, baixando a cabeça. Passado um pouco, olhando para cima, perguntou:
- Papá, emprestas-me 5 euros?
O pai, furioso, respondeu:
- Se a razão de tu me teres perguntado foi para me pedires dinheiro para brinquedos caros ou outro disparate qualquer a resposta é não! E de castigo, vais já para a cama. Vai pensando no menino egoísta que estás a ser. A minha vida de trabalho é dura demais para eu perder tempo com os teus caprichos!
O rapazinho, cabisbaixo, dirigiu-se silenciosamente para o seu quarto e fechou a porta.
Sentado na sala, o homem ficou a meditar sobre o episódio e ainda se irritou mais. Como se atrevia ele a fazer-lhe perguntas daquelas? Como é que, ainda tão novo, já se preocupava em arranjar dinheiro? Um pouco mais tarde e já mais calmo o homem começou a ficar com remorsos da sua reacção. Talvez o filho precisasse mesmo de comprar qualquer coisa com os 5 euros. Afinal, nem era costume o miúdo pedir-lhe dinheiro. Dirigiu-se ao quarto do filho e abriu devagarinho a porta.
- Já estas a dormir? - perguntou.
- Não, papá, ainda estou acordado. - respondeu o miúdo.
- Estive a pensar... Talvez tenha sido severo demais contigo!? - disse o pai. Tive um longo e exaustivo dia e acabei por desabafar contigo. Toma lá os 5 euros que me pediste.
O rapazinho endireitou-se imediatamente na cama, sorrindo:
- Oh, papá! Obrigado! E levantando a almofada, pegou num frasco cheio de moedas. O pai,vendo que o rapaz afinal tinha dinheiro, começou novamente a ficar zangado. O filho contou lentamente o dinheiro até que olhou para o pai.
- Para que queres mais dinheiro se já tens esse? - resmungou o pai.
- Porque não tinha o suficiente. Agora já tenho! - respondeu o miúdo.
- Papá, agora já tenho 10 euros! Já posso comprar uma hora do teu tempo, não posso? Por favor, vem uma hora mais cedo amanhã. Gostava tanto de jantar contigo..."
Não, claro não é um texto de minha autoria. É apenas mais um daqueles e-mails que se recebe no meio de tantos outros; por vezes quando já não temos tempo, nem paciencia para os ler e tantar perceber porque existirão pessoas que ainda se dão ao trabalho de reencaminhar mensagens atrás de mensagens para os colegas, amigos e familiares.
E o que aconteceu desta vez? Bem, resolvi ler. Não na diagonal, nem na transversal, nem só o principio ou só o fim. Resolvi ler com olhos e coração. E percebi porque é que ainda existem pessoas que insistem em mandar mensagens aqueles que acham ser importantes divulgar.
No fim, depois de "sentir" o conteúdo, decidi que tinha de continuar a passar mensagem, desta vez, não fico só pelos amigos, colegas ou familiares. Desta vez passo mensagem a todos os PAIS, que nos visitam para saberem um pouco sobre nós. Afinal, qualquer um pode, sem se ter apercebido sequer, já ter passado pela situação de ter que "vender" uma hora do seu tempo, aos seus filhos.....
domingo, outubro 21, 2007
Sessão Aberta aos Pais/EE - 23 Out, 21h30
No seguimento do nosso compromisso para o presente ano lectivo, nomeadamente o de ser um veiculo interlocutor e de esclarecimento de Pais e Encarregados de Educação, vimos a convidá-lo a participar na nossa reunião na próxima terça feira, pelas 21h30, na sala colóquio da escola.
Esta reunião tem na sua agenda de trabalhos, um ponto de interesse geral que é o de esclarecimento a dúvidas e temas que nos foram sendo apresentados pelos Pais e Encarregados de Educação, tanto na nossa Assembleia Geral de 2 Outubro como nos vários meetings que fomos desenvolvendo.
Visto ser uma sessão aberta, e os temas abordados são do interesse de todos, aproveitamos para lhe solicitar a divulgação desta reunião a outros Pais e Encarregados de Educação, para que consigo, apresentem também as suas dúvidas e preocupações.
Como sempre fico o repto da Apert2,
…seja um elemento activo na
vida escolar do seu educando…
sábado, outubro 13, 2007
Tomada de posse - Órgãos Sociais Apert2 07/08
As instituições presentes:
- Conselho Executivo
- Associação de Pais da EB1 da Lourinha
- Associação de Pais da EB1 da Boavista
- Fapag
Um abraço amigo a todos,
P'Apert2
Nuno Sousa
Canção simples, mensagem fabulosa...
Apreciem as palavras e vejam o clip.
É apenas uma "Canção Simples", mas com uma mensagem fabulosa.
posted por Nuno Sousa
(Clique para ver )
Há qualquer coisa de leve na tua mão
Qualquer coisa que aquece o coração
Há qualquer coisa quente quando estás
Qualquer coisa que prende e nos desfaz
Fazes muito mais que um Sol…
A forma dos teus braços sobre os meus
O tempo dos meus olhos sobre os teus
Desço dos teus ombros para provar
Tudo o que pediste para me dar
Fazes muito mais que o Sol…
Tens os raios fortes a queimar
Todo o gelo frio que construí
Entras no meu sangue devagar
E eu a transbordar dentro de ti
Tens os raios brancos como um rio
Sou quem sai do escuro para te ver
Tens os raios puros no luar
Sou quem grita fundo para te ter
Fazes muito mais que o Sol …
Quero ver as cores que tu vês
Para saber a dança que tu és
Quero ser do vento que te faz
Quero ser do espaço onde estás
Deixa ser tão leve a tua mão
Para ser tão simples a canção
Deixa ser das flores o respirar
Para ser mais fácil de encontrar
Fazes muito mais que o Sol…
Vem, quebrar o medo vem
Saber se será depois
E sentir que somos dois
Porque juntos somos mais
Quero ser razão para seres maior
Quero-te oferecer o meu melhor
Fazes muito mais …Canção Simples - Tiago Bettencourt & Manta
domingo, outubro 07, 2007
Mensagem aos Pais e Enc. Educação 01_07/08
Venho a escrever esta mensagem no sentido de divulgar os Objectivos Gerais da Apert2, para o ano lectivo 2007/2008.
Como poderão reparar, na síntese em anexo, e na continuidade dos anos anteriores, não é nossa pretensão requerer ou cingir o nosso trabalho a qualquer tipo de protagonismo ou interesse pessoal, mas sim participar e trabalhar construtivamente com toda a comunidade escolar.
Nesse sentido, é nossa vontade que o trabalho da Associação seja desenvolvido cada vez mais próximo e em colaboração aberta com todos os Pais, Encarregados de Educação e Escola, de forma a conseguirmos ter feedback de acontecimentos e situações do dia a dia, com objectivo de ajudar e contribuir na melhoria da comunidade escolar dos nossos educandos.
Para o sucesso dessa missão, como de certeza já constatou, basta que os Pais e Encarregados de Educação participem e estejam presentes, com frequência, de forma a exprimirem as suas opiniões e sentimentos.
Aproveito também para vos deixar a resposta a algumas questões frequentes sobre as Associações de Pais que todos colocam, e que até se encontram facilmente disponível em sites do Movimento Associativo, mas poucos procuram a resposta….
Tenham curiosidade e participem na melhoria da “vossa” comunidade escolar .
Um cumprimento fraterno a todos,
P’Apert2
Nuno Sousa
O grande objectivo proposto, para o presente ano lectivo, segue na continuidade dos anos transactos, nomeadamente o de manter a Apert2 direccionada e vocacionada para os Pais e Encarregados de Educação, seguindo a directriz,
“…Existimos para vos representar, Pais.
Existimos para defendermos os vossos direitos, filhos…”
Sintese Objectivos Gerais 07/08 :
- Aproximar e melhorar ligação dos Pais/Enc. Educação á comunidade escolar
- Envolver maior número possível Pais/Enc. Educação á escola
- Ser um veiculo acessível de esclarecimento de Pais/Enc.Educação
- Participação nas actividades escolares e institucionais
- Desenvolver todas as actividades propostas no Plano Actividades
"Manter sempre presente o repto e o convite á participação de todos os Pais e Enc. Educação"
Contactos:
Sms: 96 000 17 47 Correio: Caixa de correio no átrio de entrada da Escola E’mail : apert2@hotmail.com Sitio na net: http://apeb23riotinto2.blogspot.com/ Site da Escola: http://aertn2.esb.ucp.pt/moodle/
_________________________________________________
4 Questões frequentes
_________________________________________________
É a forma organizada e institucional de os Pais fazerem ouvir a sua voz e participar no processo educativo dos filhos.
Para defender os direitos e interesses dos encarregados de educação quanto à educação dos seus filhos nas Escolas e Jardins de Infância.
Porque em conjunto se podem coordenar e dinamizar todas as acções no âmbito da educação de cada e todas as escolas.Porque a educação é para todos e deve ter a participação de todos.
Pode participar:
“…Seja um elemento activo,
na vida escolar do seu filho … “
Filme- O que é uma Associação de Pais?
Deixo o repto, para que faça a si mesmo a seguinte pergunta:
"Porque é que eu não participo na Associação de Pais/Enc. Educação da Comunidade Escolar do meu filho???"
posted por Nuno Sousa
Plano Actividades 2007/2008 (1ª Proposta)
Esta 1ª proposta, ainda sujeita a alterações, divide-se em três grupos:
- Actividades de Interacção dos Pais/ Enc. Educação á Comunidade Escolar
- Actividades Lúdico Pedagógicas
- Actividades de caractér Institucional
_______________________________
PLANO ACTIVIDADES 2007/2008
Interacção dos Pais/ Enc. Educação á Comunidade Escolar
Actividades Lúdico PedagógicasPais Digitais – Continuidade de desenvolvimento da gestão de um sitio na net com toda a informação relacionada e actualizada com a Associação de Pais e toda a Comunidade Escolar.
EducList - Potenciar uma base de contactos (mail, telefone, telemóvel e moradas), de forma a agilizar a comunicação entre Associação e Pais/ Enc. Educação.Site da Escola / Plataforma Moodle – Participação activa na divulgação e no desenvolvimento dos mesmos. Segue na continuidade da actividade Pais Digitais.
Sessões Abertas - Consiste em convidar, de forma facultativa, Pais e EE a participar nas reuniões regulares da Associação, de forma ao mesmos terem voz activa, sem compromisso.
Pais Caloiros – Convidar os Pais / EE dos 5ºs anos, a uma visita guiada pela Escola, por intervenientes da comunidade escolar.
Questionário aos Pais / EE - A actividade consiste no preenchimento facultativo de um questionário relativo a:
- Relação e grau de importância da Associação de Pais/EE
- Conhecimento e facilidade de comunicação com a Associação de Pais/EE
- Contacto com o Plano de actividades Apert2
- Aumentar a lista de contactos da EducList
- Ter algum feedback dos Pais e EE, de forma a agilizar o trabalho e os canais de
comunicação com os mesmos.Folhetim de Fim de Ano -Elaborar um folhetim, com a síntese do trabalho realizado pela Associação de Pais no presente ano lectivo.
Almoço de Pais / Mães – De forma permanente, tornar possível aos Pais, Mães e Encarregados de Educação interessados, em datas específicas a designar, e perante uma marcação prévia, efectuar um almoço “normal” na cantina da Escola com o educando.
Recolha Brinquedos/ Cobertores - O grande objectivo proposto é a sensibilização do comportamento de solidariedade, partilha e amor ao próximo na comunidade em vivemos, efectuando uma recolha de brinquedos a ser entregue a uma instituição de acolhimento de crianças.
Colóquios Temáticos – O objectivo é organizar colóquios, para debates e esclarecimento de temas directamente relacionados com a Comunidade Escolar e Educativa.
Sessão Esclarecimento “9ºAno, Profissões de futuro?” – Sensibilização aos Pais e Enc. de Educação de alunos do 9ºano, para o aconselhamento dos seus educandos na escolha da área a seguir, depois de terminar o 9º ano.
Cicloturismo – Organização de um passeio de bicicleta, com os Alunos, Pais, Mães, Enc. de Educação, Professores e todo o pessoal docente interessado.
Semana Cinema – Passagem de filmes com características lúdico pedagógicas do ambiente escolar, na sala Colóquio, na semana cultural do plano e actividades da Escola. (última semana de aulas).
Olimpíadas de Pais – Desenvolver actividades paralelas, em todas as área inerentes á comunidade escolar, de forma a suscitar um melhor conhecimento da escola.
Sarau Ginástica – Em conformidade com o plano de actividades escolar, desenvolver um sarau, com alunos da escola e em que os Pais /EE possam também participar activamente.
Festa de finalistas – Participação na preparação da festa de finalistas.
Institucional
Reuniões Periódicas:
- Pais e Encarregados de Educação
- Conselho Executivo
- Associação Pais do Agrupamento
- Representantes de Turma
Representação institucional permanente:
- Conselho Pedagógico
- Assembleia Escola
- Órgãos de Concelhia, Freguesia e do Município
P.S.: Este Plano de Actividades proposto pode variar mediante a adesão de Pais ou em decisão, em reunião de direcção.
sexta-feira, outubro 05, 2007
Orgãos Sociais Apert2 07/08
Presidente --------------- NUNO SOUSA
Vice Presidente -------- EUGÉNIA FERRAZ
Secretário --------------- JOSÉ PINHEIRO
Tesoureiro --------------- ANA MARIA ALMEIDA
Vogal -------------------- CARLA BARROS
Vogal -------------------- ISABEL CASTRO
Vogal -------------------- GILBERTO SOARES
Presidente --------------- FÁTIMA PINTOVice Presidente -------- JORGE SARAIVASecretário --------------- MANUEL MARQUES
Presidente ------------- ANTÓNIO LOPESVogal -------------------- FERNANDA CHAVES
Vogal -------------------- LURDES RODRIGUES
sábado, setembro 29, 2007
CONVOCATÒRIA - Assembleia Geral
Ficamos a aguardar por si.
Nos termos do artº 13º dos estatutos da Apert2, convocam-se todos os Pais e Encarregados de Educação dos alunos desta scola, para uma Assembleia Geral Ordinária, a realizar no próximo dia 2 de Outubro de 2007 (3ª feira), pelas 21 horas, nas instalações da Escola, com a seguinte ordem de trabalhos:
- Apresentação e votação do relatório e contas de 2006/2007
- Eleição dos Órgãos Sociais da Apert2, para o ano lectivo 2007/2008
- Assuntos diversos.
Os estatutos da Apert2, encontram-se afixados no átrio da Escola.
Rui Augusto Ferreira Soares
quarta-feira, julho 18, 2007
Mensagem Final Ano Lectivo 2006/2007
FÉRIAS!!!...
Férias, era a palavra que mais se ouvia na boca dos nossos Filhos no último dia de aulas. Todos contentes e prontos para o merecido descanso, ei-los em grandes despedidas, a trocarem números de telemóvel, ou então, um “... não te esqueças de falar comigo na net !...”
Para nós, Pais e Encarregados de Educação, também chegam as nossas “férias”, quanto mais não seja da rotina e do stress a que o ano lectivo nos “obriga”...
Como elemento da Apert2 – Associação de Pais e Encarregados Educação, e em jeito de síntese, tenho que dizer-vos que realmente valeu a pena!!!!
Passo a explicar:
No inicio do ano lectivo, quando atendi á 1ª reunião de Assembleia da Apert2, saí de lá completamente derrotada por ver o desânimo dos elementos da Apert2 do ano transacto.
Lembro-me também de ler no boletim informativo da Apert2, um texto do vice-presidente, António Cunha, onde se relatava o seu desânimo e que se questionava se “...realmente valia a pena...“???!!!
A minha opinião pessoal para o presente ano lectivo?
Claro que vale...Foi com muito orgulho que eu e outros Pais e Encarregados de Educação nos juntámos a um grupo fantástico.
Ano lectivo 2005/2006:
Ao Vítor Brasileiro, o nosso presidente, uma pessoa com grande carisma, que “acudia” e estava sempre presente em todas as situações.
Estava sempre acompanhado pelo Rui Soares, elemento activo e sempre disposto a colaborar, e pelo vice-presidente António Cunha, este último, por razões pessoais e profissionais, não nos pôde acompanhar até ao fim do ano lectivo.
Todas as contas e caixa do correio estavam a cargo da nossa tesoureira, a Ana Maria Almeida.
O José Pinheiro, tratava de toda a “logística”...ORGANIZAÇÃO PERFEITA !!!!
Ano lectivo 2006/2007:
Houve a necessidade de “injectar” sangue novo, e aqui sim, tivemos um elemento crucial, o nosso responsável pela comunicação e marketing da nossa Associação, o Nuno Sousa, um homem que através das técnicas mais modernas e sofisticadas, dinamizou todas as actividades a que nos propusemos para este ano lectivo.Foi responsável também pela dinâmica do nosso blog (sitio na net), onde diariamente era actualizado com noticias da nossa Associação e da nossa Escola.
Desde cartazes informativos, circulares, Sms, internet, emails, etc... em conjunto com o Gilberto Pires, informaram e divulgaram toda a informação essencial, a todos os Encarregados de Educação e Comunidade Escolar, sobre as nossas actividades.
Como devem calcular, não é fácil, muitas vezes ter a disponibilidade necessária, mas sempre que foi preciso, nós estivemos lá.
Por tudo isto aqui mencionado, o que fica por mencionar, e por tudo que nós sentimos, sem falta de modéstia, estamos todos de Parabéns!
Obrigado a todos os que colaboraram connosco.E já agora, ajudem-nos a fazer com que valha sempre a pena...!!!!!
Boas Férias !!!! Até para o ano.
P'Apert2,
Fátima Pinto
texto de Fátima Pinto
posted por Nuno Sousa